Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2012

MORRE EX-DIRETORA DO CENTRO DE CULTURA DE ITABUNA

Morreu na noite de ontem (27) a ex-diretora do Centro de Cultura Adonias Filho, senhora Luize Santos Viana, que por muito tempo também prestou seus serviços na Câmara Municipal de Itabuna. Luize que já vinha em tratamento de um câncer, se encontrava internada a uma semana no Hospital Calixto Midlej Filho e com a gravidade da referida enfermidade   veio a óbito, mesmo contando com todo o esforço da equipe médica. O corpo de Luize, está sendo velado no salão fúnebre   da Mortuária Santa Fé, de onde sairá, para sepultamento     no Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia, neste momento, às 10:00 horas. Este blog leva a todos   os seus familiares, juntamente, com o Clube do Poeta Sul da Bahia todos os nossos sentimentos, pois Luiza representou, na época, muito bem a cultura itabunene.      

FERRADAS COMEMORA CEM ANOS DE JORGE AMADO

Imagem
Nascido na Fazenda Auricídia, às margens direita do Rio Cachoeira, no bairro de Ferradas, em Itabuna, daí ganhando o mundo, através de suas obras literárias, o escritor Jorge Amado, se estivesse vivo completaria hoje (10.08) um século de vida.  Para homenagear o filho ilustre dessa terra, o município, através do prefeito Capitão Azevedo, restaurou a casa onde o escritor morou quando criança, dentro dos mesmos padrões.  A casa foi   transformada em um Espaço Cultural, juntamente com a Praça em Ferradas, e também instalou na entrada daquele bairro uma estátua de Jorge Amado, sendo a primeiro do gênero no Brasil. Hoje, através da FICC, foi elaborada uma  extensa programação para comemorar a data em Ferradas, inclusive com  recital de músicas e de poeasias dos poetas filiados ao Clube do Poeta Sul da Bahia., e convidados. 

POETAS SAUDAM PREFEITO COM RECITAL DE POESIAS EM FERRADAS

Imagem
 Zélia Possidonio, uma grande defensora da poesia   Hoje (08) as dez horas, conforme estava previsto, para comemorar os 60 anos de idade, do Prefeito Capitão Azevedo, os poetas de Itabuna, do quadro social, do Clube do Poeta Sul da Bahia, repetiram o gesto dos anos 40, quando o escritor Jorge Amado, filho da terra, foi recebido em Ferradas com muita alegria e pétolas de rosas. Os poetas itabunenses repetiram esse mesmo gesto, após um recital de poesia, dedicado ao Prefeito em frente a casa de Jorge Amado que foi transformada em um espaço cultural. o que deixou o prefeito muito alegre. A organização do evento foi da poetisa Maria Alice, que contou com o apoio dos poetas: Clovisnaldo Argolo,presidente da entidade, Adeildo Marques, Zélia Possidonio, Donanciano e Solvia Macedo, Sônia Amorim, Romilton Teles, Antonio Oliveira e Joselito dos Reis, ideializador e fundador do Clube. O bairro de Ferradas, local onde nasceu Jorge Amado, também recebeu benefeitorias em sua praça e

PARTABÉNS PREFEITO AZEVEDO!

Imagem
CAPITÃO AZEVEDO Com a finalidade de homenagear o Prefeito Capitão Azevedo, que aniversaria hoje (08), e o escritor ferradense, Jorge Amado, que se estivesse vivo completaria   100 anos de vida, o Clube do Poeta Sul da Bahia, se apresenta hoje (08), às 10 horas, para realizar   um recital de poesia   dedicado ao Prefeito Capitão Azevedo. O Clube tomou essa decisão pelo reconhecimento   da preocupação   do Prefeito, em resgatar a memória de Jorge Amado. Amado, não era homenageado em Itabuna, sua terra natal, e todos criticavam, mas agora ele ganhou sua casa recuperada, totalmente, com o mesmo padrão da época, além de ganhar uma estátua na entrada do bairro (BA-415). ESTATUA DE JORGE Com isso, Ferradas, um dos bairros mais antigos de Itabuna, poderá se tornar em um lugar de atração turística, pois todos os nossos visitantes querem saber onde nasceu Jorge Amado, principalmente aqueles que leem as suas obras.      

O CENTENÁRIO DE JORGE AMADO EM FERRADAS

Imagem
PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE JORGE AMADO EM FERRADAS Casa onde morou Jorge Amado ainda criança, após deixar a Fazenda Auridícia, em  Ferradas. Daqui ele, foi para Pirangi, hoje Itajuipe e depois Ihéus, de onde partiu para Salvador e o Mundo! Poesia, música e dança são as atrações que a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-Ficc irão levar para a comunidade de Ferradas na próxima sexta-feira (10), data do centenário do escritor grapiúna Jorge Amado. O evento, que vai começar às 18 horas, será aberto com a participação do Clube do Poeta Sul da Bahia , seguido da apresentação da Companhia de Ballet Tchu & Cia com as coreografias ‘Dança dos Orixás’ e ‘Dança do Bataclan’, e uma terceira apresentação foi programada com a apresentação da Academia Jamille Marques com dança de salão.  Para encerrar as festividades, os moradores vão curtir o som de Téo Fagundes e Banda.

Caminhada cultural vai reunir artistas nesta 6ª feira em Ilhéus

Um dos destaques da programação do Festival “Amar Amado” para esta sexta-feira, dia 10 de agosto, será a realização de uma grande caminhada cultural, que sairá das proximidades da Concha Acústica e irá até a praça Dom Eduardo. Prevista para começar às 15 horas, a caminhada deverá contar com a participação de artistas de diversas vertentes culturais, como atores, cantores, músicos e bailarinos. Também está confirmada para a caminhada a participação de alunos de escolas municipais que apresentarão trabalhos sobre a vida e a obra do escritor Jorge Amado. De acordo com a coordenação, os artistas interessados deverão se apresentar na sede da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), localizada na rua Jorge Amado, nesta quarta-feira (8), a partir das 14 horas. Na oportunidade, segundo informações do assessor de Cultura Pawlo Cidade, será realizada uma reunião para definir os últimos detalhes do evento. “A ideia é fazer uma caminhada que ratifique toda a diversidade cultural presente nas o

Monumento de Jorge Amado

Imagem
Há trinta e dois anos atrás o jornalista Pedro Ivo Bacelar, na época Assessor de Comunicação, do então Prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas, tentou fazer uma apologia ao escritor Jorge Amado pela passagem dos seus 80 anos de idade. Para isso, desenvolveu um projeto, convidou alguns amigos de sua confiança, onde cada um deles ficaria na responsabilidade de escrever o que sabia sobre o escritor.   Jorge Amado quando veio a Ilhéus pela última vez   em 1997 (Opaba Hotel), tomou conhecimento da intenção do jornalista   Pedro Ivo, o que lhe deixou muito satisfeito. Mas, apenas com alguns trabalhos em suas mãos, Pedro Ivo sucumbiu a uma enfermidade, que lhe levou a morte. Com isso, a homenagem não foi possível.  Entre os convidados de Pedro Ivo, fomos também privilegiados para fazer parte do Projeto que não foi a frente, mas me lembro muito bem, que na redação   do extinto e combativo “Diário de Itabuna”, numa máquina velha de datilografia, escreví sobre a biografia   de Jorge Amado

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO DO TEATRO CASTRO ALVES

Imagem
Teatro Castro Alves - 2 de agosto de 2012 DESTAQUES DANÇA: BALÉ TEATRO CASTRO ALVES – “OU ISSO” Direção Coreográfica: Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro. Direção Artística: Jorge Vermelho De 03 a 05 de agosto, às 20 horas, Sala Principal do TCA Ingressos (inteira): R$ 10,00 MÚSICA: CONCERTO AO AMADO AMAR (OSBA E CONVIDADOS) Regente: Carlos Prazeres Dia 10 de agosto, às 21 horas, Sala Principal do TCA Gratuito - pré-convite do evento poderá ser trocado por 02 cortesias na bilheteria do teatro, a partir do dia 8/08, das 12h às 18h. Sujeito à lotação do espaço MÚSICA: DOMINGO NO TCA – ELAS CANTAM RIACHÃO Claudete Macedo, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro, participação de Riachão Dia 12 de agosto, às 11 horas, Sala Principal do TCA Ingressos (inteira): R$ 1,00 – Vendas no mesmo dia, a partir das 9 horas, com acesso imediato do público.