Postagens

Mostrando postagens de março, 2017

Ilhéus vai cadastrar artistas, grupos e espaços culturais do município

Imagem
Ilhéus vai cadastrar artistas, grupos e espaços culturais do município A secretaria municipal de Cultura (Secult) inicia, a partir desta quinta-feira, 23, o cadastramento de artistas, grupos e espaços culturais de Ilhéus para inscrever no Cad Cultura. O objetivo é mapear os fazedores de cultura e os locais onde as atividades artísticas acontecem. Podem se cadastrar, através do    www.nossaculturailheus.blogspot.com , no link Cad Cultura, atores, dançarinos, escritores, poetas, cordelistas, indígenas, artistas de circo, produtores culturais, cantores, compositores e os demais agentes culturais.

Empossada nova diretoria da Academia de Letras de Ilhéus

Imagem
O escritor e professor André Rosa Ribeiro foi empossado no cargo de presidente da Academia de Letras de Ilhéus, ao lado dos membros da nova diretoria, durante solenidade realizada na noite desta terça-feira, 14, para o biênio 2017-2018. O ato contou com a presença do vice prefeito de Ilhéus, José Nazal, que representou o prefeito Mário Alexandre, o ex-presidente da Academia, Josevandro Nascimento, o pró-reitor de Extensão da UESC, Alessandro Santana, a presidente da Academia de Letras da Bahia, Evelina Hoisel (palestrante da noite), o vereador Makrise Angeli, entre outras autoridades.

Cabaceiras do Paraguaçu comemora os 170 anos de aniversário do poeta Castro Alves

Imagem
Do -  www.cultura.ba.gov.br   Cabaceiras do Paraguaçu comemora os 170 anos de aniversário do poeta Castro Alves Foto: Lázaro Menezes  No próximo dia 14 de março, o município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, comemora os 170 Anos de Aniversário de Nascimento do Poeta Castro Alves. As comemorações se concentram no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras, local onde nasceu o poeta. No local será realizada uma série de atividades nos dias 11 e 14 de março, a exemplo da 16ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, do 3º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves. O evento é uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) - já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro. A diretora da DIMU

Mostras artísticas e intercâmbio cultural marcaram estreia do FAEG-Sul Itinerante em Itapé

Imagem
O projeto incentiva o compartilhamento de conhecimentos sobre empreendedorismo, economia criativa e o trabalho em rede entre os agentes culturais, empreendedores e gestores, no Território Litoral Sul. Artistas locais e dirigentes de municípios da região participaram da abertura do projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), na última quinta-feira, 9, em Itapé. O projeto foi recebido com entusiasmo pela população local, que participou das atividades e oficinas de capacitação (Contação de Histórias e Sistema Municipal de Cultural) realizadas no Clube da Melhor Idade e Câmara Municipal de Vereadores.

VIVA HOJE O DIA DA POESIA

Imagem
Plante o amor!                                       Hoje é o dia da poesia Chega de maresias (!). De demagogia... Pois Castro Alves Sentiu na sua alma a dor... Dos escravos, viveu o trauma. E mesmo assim Nos contemplou Com os seus líricos versos Como se distribuir a flor E o amor!  _________________________________________________________________ Para todos que gostam e sabem o significado da poesia... Num pais do terceiro mundo. Joselito dos Reis 14.03.2017

CLUBE DO POETA SUL DA BAHIA CRIA A “COMENDA POETA TELMO FONTES PADILHA”

Imagem
       O Clube do Poeta Sul da Bahia, os membros de sua diretoria e convidados realizaram o primeiro encontro de 2017, na ultima quarta-feira, 8, na residência da sua   vice-presidente, Gloria Brandão, bairro Califórnia, que recepcionou a todos os seus convidados condignamente, dentro de um clima de muita alegre e cordialidade.  

Itapé será o primeiro município contemplado pelo Projeto FAEG-Sul Itinerante

Imagem
Itapé será o primeiro município contemplado pelo Projeto FAEG-Sul Itinerante no dia 9 de março O projeto levará as reuniões mensais do fórum para dez municípios do Território Litoral Sul da Bahia, promovendo a integração entre os atores culturais da região. Itapé receberá a primeira etapa do projeto de integração cultural do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), no próximo dia 9 de março. A programação começa com encontro entre os membros do fórum e comunidade, às 9 horas, no Clube da Melhor Idade, seguido de palestra sobre empreendedorismo cultural e mostra cultural. Das 13 às 16 horas, acontecem as oficinas de Contação de Histórias, ministrada pela psicopedagoga Mírian Oliveira, no mesmo clube, e de Sistema Municipal de Cultura, dirigida pelo especialista em Gestão Cultural, Pawlo Cidade, na Câmara Municipal. As inscrições para as oficinas estão abertas até 7 de março, na internet, pelo endereço http://faegsulba.

O ESCRITOR RUY PÓVOAS LANÇA O SEU TERCEIRO LIVRO DE POESIAS

Imagem
O ESCRITOR RUY PÓVOAS LANÇA O SEU TERCEIRO LIVRO DE POESIAS O escritor Ruy Póvoas lança o seu terceiro livro de poesias, intitulado Novos Dizeres . Em formato de verbetes, a publicação traz um olhar íntimo sobre temas variados que permeiam o mundo. Os pensamentos, experiências e vivências do autor se costuram entre um texto e outro, manifestando o desejo de uma reflexão acerca dos problemas oriundos do dia a dia. Publicado pela Editora da UESC, o título apresenta uma consonância de poemas ligados à vida do ser humano, suas ações e percepções a respeito de sua existência. Por meio de cento e cinco poemas, o autor constrói uma narrativa da vida que permite ao leitor uma interpretação própria do que lhe é apresentado.

Prorrogada inscrições para o II Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

Imagem

REUNIÃO DO CLUBE DO POETA DIA 08 DE MARÇO

Imagem

O “OPALA PRETO” E A POLITICA

Imagem
quarta-feira, 1 de março de 2017 O “OPALA PRETO” E A POLITICA                                                                                      *Joselito dos Reis Nos idos dos anos 70/76 quando ainda existia o município de Santa Rosa, hoje Pau Brasil e Jussarí, distrito de Itabuna; os jovens da Ceplac, hoje na terceira geração, de 18 aos 25 anos... O Diário de Itabuna era o maior jornal do sul da Bahia, ao lado do Diário da Tarde de Ilhéus. O: Diário da Tarde circulou 70 anos, enquanto ao Diário de Itabuna, circulou 38 anos (Sua 1ª Edição circulou em 20 de Outubro de 1957 e a última em 11 de Janeiro de 1995). Longe dos avanços tecnológico dos últimos tempos, ajudaram muito e diretamente o desenvolvimento dessa “pobre e rica região” (Selem Rachid Asamar), ou seja, a Região Cacaueira da Bahia. Terra da “Maria Fumaça” e cacau a peso de ouro. Niquela época, quando o DI expedia seus exemplares através da Sulba, para todas as cidades que formam a Micro Região Cacaueira