"SOS CRISTO" PARTICIPE E NÃO CRITIQUE
CRISTO REDENTOR PEDE SOCORRO
CRISTO REDENTOR Ibicaraí-BA Imagem totalmente limpa e pintada em dezembro de 2013 |
Vamos reconstruir o teto da Capela Cosme Damião com a sua ajuda. "SOS CRISTO" PARTICIPE E NÃO CRITIQUE |
Casal Maria Inês e Josivaldo Dias (Dodi) que sempre colaboraram na preservação do Cristo e sua Capela |
Zezinho (camisa laranja) filho do casal Sr. José Francisco e Emerita Dias (a direita) foram recepcionados com carinho pelo Casal Dodi e Inês e sua filha Patrícia. |
CRISTO REDENTOR PATRIMÔNIO CULTURAL DE IBICARAÍ |
CRISTO REDENTOR
O 2º Prefeito de Ibicaraí, Dr. Almir Barbosa Menezes, que era arquiteto, construiu o Cristo Redentor, a Capela Cosme Damião, a sua residência e uns três prédios com dois pavimentos, onde funcionava a Fundação Dutra, mantenedora de diversos cursos profissionalizantes.
Quando da colocação da Pedra Fundamental, a comitiva do Governador do Estado da Bahia, Drº. Régis Pacheco afundou numa balsa improvisada, juntamente com várias autoridades municipais.
O Governador Régis Pacheco foi salvo por Antoninha, dona de um “Castelo” (Brega) da cidade, juntamente com o Ten. Dourado, Delegado do Distrito Policial.
Esse acidente fez com que a liberação da verba para a construção da Ponte Assis Araújo, também conhecida como Ponte da Bela Vista ou do Cristo, fosse liberada o mais rápido possível.
O Cristo foi inaugurado em dezembro de 1961, contando com a honrosa presença do Dep. Federal, Aluísio de Castro e do Prefeito Almir Menezes, que não economizou fogos de artifício na solenidade.
Logo após a inauguração da Escola Profissionalizante e do Cristo, foi inaugurado o primeiro Parque Infantil de Ibicaraí, na Praça Assis Araújo.
Após o mandato de Dr. Almir, o Cristo foi abandonado, tendo a sua imagem atingida por dois raios, sendo que um danificou o braço direito e o outro a metade da cabeça.
Juntamente com diversos amigos da cidade, em 1991, fizemos um movimento que foi intitulado “SOS CRISTO” PARTICIPE E NÃO CRITIQUE, que recebeu o apoio maciço da comunidade, dos comerciantes e do Prefeito Lula Sampaio, que concedeu a mão de obra para a restauração da Capela Cosme e Damião e do Cristo Redentor, com a confecção da rampa de acesso que havia caído.
Achamos impressionante a semelhança da arquitetura usada para a construção dessas obras, com as que foi usada pelo grande arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. A Capela Cosme Damião tem o seu teto de concreto armado e curvo, lembrando a Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte-MG. A rampa de acesso a imagem do Cristo também de concreto armado, fazendo uma curva e sem para peito ou corrimão, lembrando as rampas existentes no interior do Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty, em Brasília-DF.
Fizemos nova campanha no final do ano de 2013 e conseguimos o material de construção necessário para a limpeza do nosso Cristo e falta pouco para podermos iluminar a imagem.
Esses foram alguns colaboradores da atual limpeza do Cristo: Prefeito Lenildo Santana, Vereador Valter da Farmácia, Vereador Klaus Farias, Sérgio Estrela, jornalista Waldyr Montenegro, José Leal Filho,(Lindo), Osvaldo Martins e Minale Materiais para Construção.
O material elétrico foi doado por: Luiz Ribeiro (Lojas Buriti), Leildo Santana, Faculdade Montenegro, Pós-Graduação da Faculdade Montenegro, Leandro Designer, Fabiana do Whiscrytório, Norman Martins, Tonho da Lua e Nivaldo Eletricista.
Estamos providenciando agora a confecção de uma grade no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para colocarmos na rampa, para dificultar o roubo do material elétrico.
O casal José Francisco da Silva (95 anos) e sua esposa Emerita Dias, que moravam na Capela abandonada do Cristo, depois que o prefeito Lula Sampaio comprou uma casinha para eles no Distrito da Saloméa, visitou a sua antiga morada, sendo recebidos pelo casal que sempre preservaram os monumentos, Josivaldo Pereira Dias (Dodi) e sua esposa Maria Inês Crispim Santos.
Esperamos concluir a instalação da iluminação para podermos levar o Sr. José Francisco e a sua família para tirar fotos ao lado do Cristo, que em breve deve ser considerado pela Câmara de Vereadores de Ibicaraí, como Patrimônio Histórico do Município.
Fonte: www.blogdoboro.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário