O Dia do Poeta é comemorado em 20 de Outubro, no Brasil.

Vazio...

 

Estou triste, tristíssimo

Sentindo um vazio imenso 

Dentro de mim...

Desérticas as praças 

Jardins... da minha cidade 

Sem fim de gente robótica 

Para lá para cá...

 

Hoje é o dia do poeta

Parece que não!...

Ninguém a se lembrar! 

Se esqueceram de mim!...

 

Oh! Lindo bem-te-vi

Cantas lindo, cantas para mim

No perigo desse fio de eletricidade

Que personalidade...

Para me alegrar nesse desejar... 

De não senti um poeta dentro de mim

 

A chuva me "aquece", cheiro de jasmim

Neste momento de interna dor 

Um dia que parece não pertencer a mim

Me consolo neste sabor de pingos de chuva

Com lágrimas e dor...

Assim vejo uma poesia dentro de mim

Dentro de um mundo, insano 

Sem flor e sem amor.

 

Joselito dos Reis

20.10.2020

 

 

Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias que faz.

Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produção artísticas, considerada como uma das 7 (sete) Artes Tradicionais.

Origem do Dia do Poeta

O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extra-oficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o dia 20 de Outubro como Dia do Poeta. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de Outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

A data homenageia e lembra deste momento ímpar para os poetas do Brasil.

Curiosidades

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

O dia 14 de Março também é bastante celebrado pelos poetas, pois se comemora o Dia Nacional da Poesia. A data é uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo, Castro Alves, que nasceu em 14 de Março de 1847.

http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-poeta/
Sandra Ferrari Radich
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 20/10/2015
Código do texto: T5421347
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA

Clube das Histórias