“AZULÃO BAIANO” SERÁ HOMENAGEADO EM IBICARAÍ

Azulão Baiano, Adeildo e Clovisnaldo Argolo,no calçadão/Ilhéus,
 quando enxergava.
Especial -  por Joselito dos Reis - Dezesseis de abril! Dia de sol radiante, escaldante, de céu azul, com algumas nuvens turvas no espaço, o carro cortava o asfalta de Itabuna, com destino a cidade de Ibicaraí. Ao lado do poeta e empresário Adeildo Marques estávamos à procura do cidadão Nelson Ribeiro da Silva, o nosso grande poeta, regente, compositor, cantor e ator “Azulão Baiano”. Chegando a Ibicaraí, ao lado do nosso amigo/irmão e professor Waldyr Montenegro que nos recebeu em sua residência ao lado da sua digníssima esposa, Yara, nos ofereceu um delicioso almoço. Em seguida fomos ao encontro do famoso “Azulão” que seria homenageado com o título de “Personalidade Municipalista”. Um projeto do Jornal Correio dos Municípios e que vem dignificando personalidades do sul da Bahia e que fazem o desenvolvimento regional e do seu município.

Com mais de cinco anos sem contato, o nosso querido “Azulão” violeiro nato, às 14h30min, o encontramos na Rua Paraíso 583, bairro Caxingó, numa casinha simples de chão batido. O nosso violeiro, sem camisa, devido ao calor que era intenso, naquela tarde, nós recebeu com grande alegria e emoção, ao lado da sua “nega velha!”, como ele trata a sua companheira, e sem saber ainda que seria homenageado, as lágrimas transbordaram em seus olhos nublados. A todo momento, os enxugavam com um lenço azul. O poeta, que tempos atrás, se apresentava no Calçadão da Marquês de Paranaguá, na cidade de Ilhéus, com sua viola “chorona” sumiu de circulação.

Na sua casa simples foi recíproca a grande alegria e emoção do encontro, diante do Salmo 21, através de um quadro, pregado na parede de entrada de sua casa. Como simples foi a manjedoura do nascimento do Menino Jesus. Na oportunidade, de posse da sua viola “sorriso”, porque a “chorona” se encontrava em conserto, sentimo-nos tristes e ao mesmo tempo alegres. Tristes porque o nosso poeta repentista estava completamente cego, devido a uma enfermidade de glaucoma e catarata! Enxergando somente alguns vultos... E alegres pelo motivo de estarmos diante do grande poeta, com a sua cegueira, que não era provocado por uma diabete, como fomos informados.
Diante do seu estado, acreditamos que com um acompanhamento oftalmológico sua situação poderia ser revertida. E, o nosso poeta voltar a enxergar. Vamos agora lutar para isso! Contando com a sensibilidade dos médicos da especialidade de Itabuna ou Ilhéus.  Graças a Deus!

Entoando sua “ viola Sorriso”, atendeu nossos pedidos e tocou algumas de suas musicas e recitou poesias, o que foi tudo registrado; fotografado e filmado pelo professor Waldyr Montenegro. Para quem não sabe, foi “Azulão Baiano” que idealizou o nome “FICC”, à Fundação Itabunense Cidadania Cidadã, ao lado de  Ritinha Dantas, no Governo Ubaldo Dantas, quando foi criada a instituição. Azulão Baiano sabendo que seria homenageado, confirmando sua participação, as lágrimas, novamente, voltaram a cair e correr por suas faces cansadas e enrugadas pela ação do tempo, dos seus 80 anos de idade. O poeta nasceu em 05 de outubro de 1934, na cidade de Ipiaú, Bahia.

Azulão que juntamente com várias autoridades da cidade de Ibicaraí, serão condecorados pelos serviços relevantes à comunidade, no próximo dia 07 de Maio de 2015, às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, local, vai contar também com a presença dos poetas, do Clube do Poeta Sul da Bahia, que farão um grande recital de poesia, quando será instalado o Núcleo de Poesia do Clube, Nivaldo Melo, que será coordenado pelo jornalista  Waldyr Montenegro, com Azulão Baiano sendo um convidado especial.

 “Azulão, enquanto há vida, há esperança!”  Vamos fazer o show!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA

Clube das Histórias