Começa a terceira FELITA em Itabuna

3ª Festa Literária de Itabuna começa amanhã com palestra e show

    Itabuna vai se dedicar de amanhã, dia 30, até sábado, dia 2, à literatura e a uma programação cultural diversificada com a realização pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) da 3ª edição da maior festa literária do Sul da Bahia. A partir das 19 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, haverá a abertura oficial da “Festa Literária de Itabuna – FELITA: A Festa do Livro na Terra de Jorge Amado”. A entrada é gratuita.

            A seguir haverá a apresentação da Valsa dos 15anos com a participação especial da Banda Municipal Os Falcões e homenagem aos ex-presidentes da FICC como parte das comemorações dos 15 anos da fundação, que serão completados no próximo mês de dezembro.

Com o tema “A Literatura Como um Rito de Passagem”, a palestra de abertura contará com a presença do ator e apresentador de televisão Jackson Costa, que também estará no Sarau do Poeta. Nesta edição já estão confirmadas também a participação de personalidades marcantes da literatura regional, como o escritor e professor universitário Ruy Póvoas, da Banda Manzuá e do ator e escritor Benvindo Sequeira.


            A programação ainda prevê um grande baile com jovens e adolescentes que já completaram ou que ainda completarão 15 anos de idade em 2016. “A nossa intenção é a de mostrar que a literatura provoca no ser humano uma mudança importante, tão importante como aquelas que se sentem no corpo e na mente quando atravessamos essa idade”, explicou a professora Nilmecy Santos Gonçalves, presidente da FICC.

DESTAQUES

O curador Gustavo Felicíssimo indica que a edição da FELITA está muito bonita. Primeiro por conta da própria orientação da equipe gestora da FICC de que se fizesse uma feira literária com um olhar mais voltado para os jovens. “Teremos, por exemplo, a estreia do espaço Felita Teens, que vai trazer bate-papo com escritores cuja produção literária se destina a esse público e mostra de livros”, explica.

Além disso, “o curador cita a repetição de espaços importantes como o ‘Palavras por Palavras’, em que escritores de destaque estarão debatendo temas atuais; ‘Espaço Orfeu’, dedicado, sobretudo aos nossos escritores locais; o ‘Espaço Letras Que Voam’, feito com muito carinho para as crianças e que contará com a dupla Tute & Zalum”, explicou.

OFICINAS CRIATIVAS

As professoras Lorenza Mucida e Mara Rute estarão numa programação muito descontraída num espaço especialmente articulado para os adolescentes.

A Festa Literária de Itabuna contará ainda com uma homenagem aos ex-presidentes da FICC, com a articulação de oficinas criativas. As oficinas estarão voltadas para a ampliação de conhecimentos sobre Mangá, Histórias em Quadrinhos, Contação de Histórias e Literatura & Economia Criativa. Além disso, estão confirmadas aulas shows com as professoras Lorenza Mucida e Mara Rute, além das apresentações musicais e artísticas que dão à Festa Literária o caráter multifacetado, numa interlocução da literatura com a música, com o teatro e com a poesia.

“Personalidades importantes da literatura jovem em nossa região como Pawlo Cidade e Ramon de Freitas Ribeiro já confirmaram presença”, ratificou a professora Denize Tavares, uma das co-curadoras da FELITA. O som da Banda Manzuá agitará os visitantes da terceira edição da festa literária.
            As informações completas sobre a FELITA podem ser conseguidas no site da FICC (www.ficc.com.br) ou no site oficial do evento (www.festaliterariadeitabuna.com.br).
Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA