Atriz do Salobrinho é a homenageada da 1ª Mostra de Audiovisual de Ilhéus MUSA - I Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual

O que é: I Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual; mostra competitiva de curtas-metragens;
Quando: 20 e 21 de agosto de 2010 das 9h às 22h;
Onde: Quadra Poliesportiva Jaques Wagner da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA;
Quem pode inscrever vídeos na Mostra Competitiva: Alunos e ex-alunos de universidades baianas, de qualquer graduação;
Quanto: Gratuito;
Informações: (73) 3211-1215 ou (73) 8803.9821;
E-mail: musaproducao2010@gmail.com
Site do evento: http://www.mostramusa.blogspot.com/


Cem anos depois, da produção e exibição do primeiro curta-metragem baiano o “Regatas da Bahia”, de Diomedes Gramacho, o sul do estado se prepara para a primeira edição da Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, MUSA. O evento vai atrair o público universitário, estudantes, professores, profissionais e os admiradores da sétima arte. A Mostra será gratuita e acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto na Quadra Poliesportiva , na Universidade Estadual de Santa Cruz, Salobrinho, Ilhéus. Na mostra competitiva, as produções audiovisuais universitárias concorrerão aos “troféus MUSA”. As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto.


Para consagrar o primeiro ano da MUSA, Valderez Teixeira, será a homenageada. Ela é moradora do Salobrinho e atriz com participação crescente, premiada pela sua primeira atuação no cinema, no filme “Eu me Lembro”, de Edgard Navarro (2005), que também participará do evento. Outro premiado cineasta baiano que estará presente é Paulo Alcântara. Haverá exibição de filmes dos dois diretores e bate papos acerca da produção audiovisual na Bahia.


Com a Mostra MUSA, inaugura-se um espaço no qual acontecerão, anualmente, exibições, debates e oficinas de formação da produção audiovisual. O evento é uma realização da NÚPROART e da Panorâmica Produções. Os dois dias da Mostra prometem inúmeras atividades.
Mostra competitiva MUSA


A mostra competitiva de curtas-metragens vai premiar a produção audiovisual universitária baiana (de qualquer graduação) e está com inscrições abertas para produções de todo o estado. Os vídeos enviados devem ter até 20 minutos e serão submetidos a curadoria do evento que selecionará quinze curtas, dos quais três serão eleitos pelo júri popular. Os melhores curtas-metragens serão premiados com o troféu MUSA, idealizado originalmente pelo artesão Souza, além de livros da Editus (editora da Universidade Estadual de Santa Cruz). Todos que inscreverem vídeos receberão certificado. As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto. Para maiores informações, acesse o site do evento.


Mostra paralela não competitiva
Os curtas-metragens que não forem selecionados pela curadoria para integrar a mostra competitiva, farão parte de uma mostra paralela não competitiva. Deste modo, o público e os realizadores dos vídeos terão a oportunidade de apreciar todos os vídeos inscritos na Mostra.
Mostra de longas-metragens


Serão exibidos os filmes “Eu me lembro”, de Edgard Navarro (2005) e “Estranhos”, de Paulo Alcântara (2010). Os dois diretores estarão presentes e falarão sobre seus filmes.
Convidados e Homenagem


Os premiados cineastas Edgard Navarro e Paulo Alcântara e a atriz e escritora Rita Santana tem presença confirmada na I MUSA. A homenageada da primeira edição da Mostra será Valderez Teixeira, moradora do bairro e atriz com participação crescente no cinema nacional, premiada como melhor atriz coadjuvante no 38° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pela sua primeira atuação no cinema, como dona Créu, no filme “Eu me Lembro”, de Edgard Navarro (2005).
Bate papos


A fim de discutir questões relacionadas à produção, exibição e distribuição dos produtos audiovisuais na atualidade, serão promovidos dois debates. Os cineastas Edgard Navarro, Paulo Alcântara, a atriz e escritora, Rita Santana e os profs. Drs. Otávio Filho e Marcelo Pires serão os mediadores, fomentando a participação do público.


Oficinas na MUSA
A MUSA será também um espaço de aprendizado, em que os participantes poderão treinar seus olhares para apreciar melhor o nosso cinema. Para isso, serão oferecidas a Oficina de Introdução ao Roteiro, ministrada pela secretária executiva da instituição Cinema e Educação, Cineduc, Rio de Janeiro, Marialva Monteiro e, também, a Oficina de Produção em Audiovisual, ministrada experiente produtora, com formação em Rádio e TV na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Juliana Machado. As inscrições estão abertas no site e as vagas são limitadas.

Exposição de arte
A originalidade do artista plástico Ayam U’Brais será apreciada na exposição de suas obras filisminográficas. Ayam, que já expôs em vários lugares do Brasil e no exterior, traz seus trabalhos para enriquecer ainda mais a experiência estética dos participantes da I MUSA.

Show musical
O encerramento da I MUSA ficará por conta da banda Manzuá, de Itabuna, que promete uma apresentação rica em sonoridades inspiradas em diversos gêneros musicais como ijexá, maracatú, baião, MPB, bossa nova, blues, reggae, funk, samba-rock, rock, além dos belos poemas declamados durante as músicas.


A MUSA promove a ampliação do circuito de exibição e debates sobre as produções audiovisuais da Bahia, através da descentralização destes espaços, ao realizar este evento no sul do estado. A Mostra motivará a formação de platéia e a difusão das produções audiovisuais universitárias que, até o momento, tiveram poucas alternativas de circulação.


A MUSA foi selecionada pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais 2010, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e financiado pela Secretaria de Cultura da Bahia. As inscrições para a mostra competitiva e para as oficinas estarão disponíveis no blog do evento e deverão ser efetuadas até o dia 06 de agosto. Não perca tempo, envie já sua inscrição e garanta sua participação, neste evento que vai mudar a história do Audiovisual no Sul da Bahia. Acesse: http://www.mostramusa.blogspot.com/


Fonte: Assessoria de Imprensa da I Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual - MUSA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA