CLUBE DO POETA REIVINDICA SEDE AO PREFEITO DE ITABUNA

Prefeito
Presidente
A nova diretoria desta Clube , representada por seu presidente, Antonio Oliveira, reuniu-se, semana passada, com o Prefeito Claudevane Moreira Leite, além dos diretores: Glória Brandão e Antonio Baracho, quando ,  na oportunidade, o presidente reivindicou, ao prefeito um local para a sede própria do Clube do Poeta Sul da Bahia. Entidade, esta, já reconhecida pela Câmara Vereadores, como de Utilidade Pública Municipal.     Essa é a principal meta do novo presidente Antonio Oliveira. Para ele, a sede própria do Clube é uma questão de honra. O Clube já existe há 23 anos, e ainda tem como sede provisória, o Centro de Cultura Adonias Filho. É difícil fazer cultura em Itabuna! 

A VERDADE SOBRE O ENCONTRO COM O PREFEITO VANE.


Por: Glória Brandão............................................

Clube do Poeta Sul da Bahia e Academia Grapiúna de Letras – Agral, juntos, solicitam suas Sedes Próprias ao Prefeito Vane /08-04-2014

O Presidente do Clube do Poeta Antonio Oliveira, agendou uma reunião com o Prefeito Vane, para solicitar a nossa Sede Própria. Lá chegando, Antonio Oliveira e Gloria Brandão, foram informados que não haveria a reunião porque o prefeito teve um compromisso e não fomos avisados, porque a secretária , na agenda, não anotou o nome de Antonio Oliveira correto e os números de telefones também estavam incorretos. Novo agendamento. A poetisa Sonia Amorim chegou, foi informada da situação. Depois chegou o poeta Donaciano Macedo. Já que não teve a reunião com o prefeito, tecemos uma dedo de prosa, falamos da futura ocasião, falamos da poesia, da cultura da nossa região. Na saída, encontramos com o poeta Clovisnaldo Argôlo, lhe informamos o motivo que não teve a reunião. Nesse momento, a poetisa, Glória Brandão expôs sua ideia, de formar uma comissão também, com membros da Academia Grapiúna de Letras, Agral. E falou o motivo do seu desejo de levar duas comissões, juntas, do Clube do Poeta Sul da Bahia e da Academia de Letras, dizendo que a Agral também não tem sua sede própria, que está fazendo reuniões em endereços diferentes, que ela deseja ver as duas entidades com suas sedes, tendo salas específicas, com uma biblioteca, sala de reuniões, sala para eventos, copa, banheiro, fotos dos presidentes, fotos de membros e diretoria e etc. Ouvindo o entusiasmo e a ideia pertinente da poetisa Glória Brandão, o poeta Antonio Oliveira e o Poeta Clovisnaldo Argolo concordaram e acharam a ideia dela ótima. Ela satisfeita, salientou, que uma entidade fortalecia a outra e que seria muito bom essa junção nessa solicitação ao prefeito Claudevane.

Com um sério equívoco não dizemos AMÉM,
Normal, ficarmos um pouco contrariados,
Mas, tem mal que vem pra BEM
Melhor, é nunca ficarmos desmotivados,
Por certo, uma nova oportunidade logo VEM.

O presidente Ivann Montenegro recebeu a Glória Brandão com sua ideia e com seu entusiasmo e ele foi informado do desejo dela, que seria de levar também uma comissão da Academia Grapiúna de Letras, junto com a comissão do Clube do Poeta Sul da Bahia, para a reunião com o prefeito para que fossem feitas as duas solicitações juntas, no mesmo momento.

No dia 08 de abril, as duas comissões chegaram à Prefeitura de Itabuna, o presidente Antonio Oliveira com sua pasta com documentos do Clube do Poeta Sul da Bahia diversos, incluindo, o documento que mostra que o Clube do Poeta foi elevado a categoria de Utilidade Pública, os trabalhos relevantes que vem realizando e que é de conhecimento público e notório de todos, mais os projetos que estão em pauta, mas que para tanto, necessita da SEDE PRÓPRIA. A Poetisa Glória Brandão também com sua pasta, onde ela que é diretoria social, elaborou a solicitação da sede própria do Clube do Poeta Sul da Bahia, iniciando com a citação essencial e primordial que essa entidade foi fundada pelo Poeta Joselito dos Reis, falando também da luta do Poeta Adeildo Marques, Clovisnaldo Argôlo e alguns membros da diretoria pela luta em conseguir elevar o Clube dos Poetas à categoria de UTILIDADE PÚBLICA e que a vitória aconteceu com o Projeto de Lei, da autoria do então vereador Roberto de Souza. Glória Brandão também elaborou outra solicitação, também em duas vias, para a Academia Grapiúna de Letras - Agral, citando os seus trabalhos já realizados, como foi o aniversário de Jorge Amado, imortal ilustre, que é o Patrono da citada Academia, com o concurso de Poesia com alunos da rede municipal, e falando que a Agral é muito nova, uma menina iniciando seu s passos, mas com todos os sonhos e desejos de fazer o melhor pela Cultura Regional e Nacional, mas que precisa da sua SEDE PRÓPRIA.

Membros das duas entidades que estiveram na reunião com o Prefeito Vane: Antonio Oliveira ( Poeta e Presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia) Glória Brandão ( Poetisa, Escritora, Diretora do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro da Academia Grapiúna de Letras), Clovisnaldo Argôlo ( Poeta, Membro do Conselho Fiscal do Clube do Poeta Sul da Bahia e Assessor de Cultura da Secretária de Educação de Itabuna), Adeildo Marques, (Poeta Presidente do Conselho Fiscal do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro da Academia Grapiúna de Letras), Wellington Burniê ( Poeta, Diretor de Artes do Clube do Poeta Sul da Bahia), Antonio Baracho ( Poeta, Tesoureiro do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro da Academia Grapiúna de Letras), Ivann Krebs Montenegro ( Presidente da Academia Grapiúna de Letras – Agral, Poeta e Membro do Clube do Poeta Sul da Bahia)
O Prefeito foi muito atencioso e polido a todos os membros das duas entidades ali presentes. O Presidente do Clube do Poeta, Antonio Oliveira, fez uso da palavra, citando a luta, e os projetos da sua entidade, o prefeito disse que reconhece os trabalhos, as apresentações dos Poetas, que é de muitos anos e que cresceu muito as apresentações. Depois a Glória Brandão fez uso da palavra, foi ouvida com muita atenção pelo prefeito e fez uma pergunta de fundamental importância para o que pleiteiam:

“ Senhor Prefeito, o Senhor pretende fazer as doações da Sede do Clube do Poeta e da Academia de Letras, separadas, ou em um único espaço físico?”
Ao que o Prefeito respondeu:

“inicialmente seriam separadas, mas entenda Glória, se não for possível, faremos juntas, no mesmo imóvel o Clube do Poeta e Academia de Letras”
Ao que Glória emendou e encadeou:

“ Senhor Prefeito, é que nós precisamos de um espaço físico que seja a SEDE DO CLUBE DO POETA, com suas salas, seus livros, seus quadros... e que a Agral também tenha a sua SEDE PRÓPRIA, com suas salas e seus pertences, independentes do Clube do Poeta. Será que o Senhor vai nos doar um imóvel que comporte as duas entidades e que as duas tenham salas independentes?”

O Prefeito dirigiu-se ao Poeta Clovisnaldo Argôlo, que tem capacidade e entendimento sobre metragens de imóveis, e pediu que ele fizesse um levantamento de alguns imóveis. Nesse momento, pediu que voltássemos com as duas solicitações por escrito e em duas vias e que iria passar o assunto para funcionários da prefeitura... A Glória Brandão, lhe disse que já estavam ali as duas solicitações, e lhe deu para assinar, ficando com uma via assinada de cada entidade. O prefeito de pronto, fez uma telefonema citando nossa presença e nossa reivindicação e solicitou do funcionário que falava com ele, empenho nesse assunto.

Saímos esperançosos e satisfeitos com a atenção do Prefeito Vane. Logo, logo retornaremos para mais uma reunião com o prefeito Vane para sabermos aonde serão feitas essas doações.

Glória Brandão disse ao prefeito Vane, que deseja que ele tenha vida longa na política, mas que como não sabemos do nosso amanhã, que ela deseja que seja ele o Prefeito a fazer essas duas doações, porque esse acontecimento será história, será memória e um dia haveremos de contar aos nossos netos e bisnetos. O Prefeito concordou e disse que vai lutar para esse acontecimento. Glória passou a palavra para o Presidente Ivann Montenegro fazer suas considerações e seu desejo de conseguir a Sede Própria da Agral. 

O Presidente Ivann Montenegro fez uso da palavra citando uma mensagem sobre os dedos das mãos e o papel de cada um e por fim, a junção das duas mãos para louvar ao Senhor Deus. Foi uma mensagem muito linda!
Esperança e otimismo sempre! A Vitória sempre vem!

Por Glória Brandão -
Diretora Social do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro Efetivo da Academia Grapiúna de Letras - Agral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA