MEMORIAL DOS 100 ANOS DE ADONIAS FILHO


Obras do escritor Adonias Filho discutidas nad reunião da ACI

Com suas obras destinadas ao relato de uma sociedade marcada pelas disputas por terras no Sul da Bahia, o escritor, jornalista e crítico literário, Adonias Filho foi tema da 17ª reunião da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, realizada nesta segunda-feira (28), em parceria com a Academia de Letras de Itabuna (Alita). O evento marcou o início das comemorações pelo centenário do escritor, nascido em 27 de novembro de 1915, na Fazenda São João, em Itajuípe.
Silmara Oliveira
A reunião contou com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna - Sindicom, Eduardo Carqueja, o presidente da Academia Grapiúna de Letras - Agral, Ivann Montenegro, o presidente da Ordem dos Advogados – Subseção Itabuna, Andirlei Nascimento, além de empresários locais, que acompanharam a palestra “Bens Simbólicos Identificadores de Expressões Regionais na Literatura de Adonias Filho”, conduzida pela diretora do Memorial do escritor, em Itajuípe, Silmara Oliveira.

Em sua apresentação, Silmara, que também é acadêmica da Alita, exibiu alguns trechos de algumas obras do escritor, que relatam o modo de vida da sociedade em uma época marcada por lutas de terra no auge do cacau. Os personagens são de ascendência africana e indígena, refletindo o ambiente multicultural da região, palco de suas ficções. Nesse contexto, o escritor retrata o nascimento do comércio de Itabuna a partir de trocas comerciais (escambo) na já existente Vila de Tabocas.
Segundo a presidente da Alita, Sônia Carvalho de Almeida Maron, a proposta de difundir a cultura de uma comunidade, por meio de relatos de Adonias Filho, tem a finalidade de despertar a sociedade civil organizada para se unirem em prol de interesses sociais. “Não é só o Poder Público que faz o seu povo viver, mas é o cidadão. Basta que estejamos unidos”, declarou a acadêmica.
Paralelo a isso, o presidente da ACI, Luiz Ribeiro destacou que a iniciativa da Alita é resultado de uma sociedade que busca a sua referência, através da história relatada nas obras do escritor regional. “Investimentos em cultura e educação devem ser ações priorizadas, pois é a partir dessas histórias que possamos projetar ações futuras em nossa cidade”, enfatizou Luiz, destacando o projeto de resgate da história da ACI.
Resgate
Com o objetivo de difundir entre a sociedade itabunense os fatos históricos que justificam a importância da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) nos seus 105 anos de existência, uma pesquisa está sendo realizada no Arquivo Público de Itabuna José Dantas de Andrade e no Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da UESC. A ideia é promover exposições e distribuir o conhecimento entre as escolas de Itabuna, visando compartilhar a história da Associação, que lutou pela emancipação da cidade.
Mais informações sobre o escritor Adonias Filho podem ser encontradas no site do Memorial: http://www.adoniasfilho.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA