Projeto Culturais de Ilhéus vão passar por mudanças


O Projeto ‘Maio, Mês da Dança’, que ocorre sempre às quartas-feiras de maio, agora será numa única semana como uma mostra dos trabalhos das academias e grupos de dança, companhias independentes, O plano de divulgação também terá novas estratégias de ação, a exemplo de flash mob, performances e instalações na rua, praças e avenida. Este é um dos resultados da primeira edição das Rodas de Conversa que termina hoje segunda-feira (26), com o tema “Festas populares”.

O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, tem mantido reuniões permanentes com produtores, artistas e demais agentes culturais para contribuir com o projeto ‘Rodas de Conversa’, promovido pela prefeitura. “Se um dos objetivos do ‘Maio Mês da Dança’ é a formação do público, precisamos encontrar novas estratégias de atraí-lo. Não dá para continuar fazendo mais do mesmo, se o projeto existe há 27 anos, por que não consegue trazer um número cada vez maior de pessoas? É preciso repensar sua concepção, logística e intervenção na sociedade”, lembrou.

Outro projeto estruturante que irá retornar à sua forma de origem é o ‘Seis e Meia’. Dois cantores principais e um artista revelação também chamado de ‘janela’ farão o som com 20 músicas, sendo quatro delas de responsabilidade do artista ‘janela’. Os participantes deverão interpretar até três músicas de compositores locais. Já a venda de ingressos ficará a cargo dos artistas e haverá diretores musical e artístico. “O Seis e Meia é uma escola de produção, profissionalização e valorização dos talentos da terra. Não tem como ser diferente”, disse o cantor e compositor Sérgio Ramos.

Pawlo Cidade informou que projetos como ‘Semana de Cultura Jorge Amado’ e o ‘Festival de Teatro Estudantil’ terão novas formatações a partir da escuta dos produtores e artistas. O Festival de Teatro Estudantil terá caráter regional e podem participar estudantes das redes públicas e privada de ensino. O lançamento está previsto para 15 de março. Já a Semana de Cultura Jorge Amado também prevê a participação de estudantes num concurso de redação que irá abordar uma das principais obras do escritor que este ano completa 60 anos: “Gabriela, cravo e canela”.

Projetos estruturantes – O secretário da Cultura de Ilhéus destacou ainda que “são projetos de desenvolvimento executados em parceria com vários agentes culturais para o fortalecimento das suas bases culturais, institucionais e de recursos humanos necessários à sua realização. Eles fortalecem grupos e indivíduos, capacita profissionais e apontam caminhos para a sustentabilidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA

Clube das Histórias