Deputado quer apoio da Secult para o Ecomuseu Jorge Amado

Atendendo reivindicação do diretor-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, que lhe entregou em audiência o projeto Ecomuseu Jorge Amado, o deputado estadual Coronel Gilberto Santana (foto) abraçou a causa e já solicitou, por sua vez, em audiência com o secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Rubim, a liberação de recursos para as obras de restauração, construção e instalação daquele ecomuseu, um sonho acalentado há muitas décadas pela comunidade ferradense.

Na oportunidade, ele entregou uma cópia do Projeto do Ecomuseu Jorge Amado, elaborado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, a ser implantado no bairro de Ferradas, na casa onde passou alguns anos da infância o consagrado romancista e o mais famoso escritor baiano há quase um século.

O projeto contempla, segundo o deputado, o resgate da memória sócio histórica que habita o imaginário da sua população, como afirmação e exercício da cidadania, além de proporcionar o desenvolvimento de atividades que garantam a geração de renda como garantia de melhoria da qualidade de vida da população.

Ele assinala, ainda, que o Ecomuseu funcionará como um museu de atividades diversificadas e além de preservar e estimular os valores culturais, terá impacto econômico-financeiro para os moradores de Ferradas, de Itabuna e da região, uma vez que receberá turistas do país e do exterior, atraídos pela história e obras do renomado escritor, que é filho de Itabuna.

Jorge Amado (foto), que naqsceu em Itabuna, no bairro de Ferradas, se estivesse vivo completaria no próximo dia 10 de Agosto, 99 anos de vida!

Segundo o presidente Cyro de Mattos, desde o PACCE, órgão que foi criado há mais de trinta anos por instituições da lavra cacaueira, já havia pensamento para a construção do Ecomuseu Jorge Amado. Enquanto cidades do mundo inteiro gostariam de ter um filho ilustre como Jorge Amado,aqui entre nós grapiúnas, preferimos ignorá-lo, sem que se faça um reconhecimento digno de sua memória, como é a implantação desse ecomuseu no lugar em que ele nasceu, o que não deixa de ser lastimável. “Com o interesse do deputado estadual Coronel Gilberto Santana pela causa aparece agora uma luz no fundo do túnel, e as coisas podem tomar o rumo certo com a implantação do ecomuseu em ferradas, finalizou o presidente Cyro de Mattos.

Por: Kleber Torres फोटोस arquivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA