Conceição Portela faz exposição em homenagem ao centenário de Jorge Amado

A artista plástica Conceição Portela está realizando de 20 a 30 de julho, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, a exposição Kakau, uma homenagem ao centenário de Jorge Amado.
A abertura da exposição,  aconteceu às 19 horas de sexta-feira (20) com a participação do cantor Jan Costa.

A mostra, com 15 quadros em óleo sobre telas e mais de 100 peças de pintura em cerâmica, tem como tema o livro Cacau, escrito em 1933, e considerada uma das principais obras do escritor, que denuncia a exploração dos trabalhadores pelos produtores nas lavouras que produziam um fruto que valia ouro.

Conceição Portela, que em 2011 apresentou a mostra Duendes do Cacau, que mostrava o lado folclórico das fazendas, através do imaginário popular dos trabalhadores, desta vez descobre o mundo desigual do cacau através da literatura de Jorge Amado. “Cada leitura de cacau provocada uma nova sensação, é um mergulho num mundo que Jorge traduziu como poucos”, afirma a artista plástica, Kakau, a exposição, transpõe para as telas toda a tensão e emoção contidas no livro.

A exposição faz parte das comemorações do Centenário de Jorge Amado e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus. Conceição Portela tem convites para levar a exposição a Itabuna e outras cidades.

Fonte: Blog do Ricky

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA