Conceição Portela faz exposição em homenagem ao centenário de Jorge Amado

A artista plástica Conceição Portela está realizando de 20 a 30 de julho, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, a exposição Kakau, uma homenagem ao centenário de Jorge Amado.
A abertura da exposição,  aconteceu às 19 horas de sexta-feira (20) com a participação do cantor Jan Costa.

A mostra, com 15 quadros em óleo sobre telas e mais de 100 peças de pintura em cerâmica, tem como tema o livro Cacau, escrito em 1933, e considerada uma das principais obras do escritor, que denuncia a exploração dos trabalhadores pelos produtores nas lavouras que produziam um fruto que valia ouro.

Conceição Portela, que em 2011 apresentou a mostra Duendes do Cacau, que mostrava o lado folclórico das fazendas, através do imaginário popular dos trabalhadores, desta vez descobre o mundo desigual do cacau através da literatura de Jorge Amado. “Cada leitura de cacau provocada uma nova sensação, é um mergulho num mundo que Jorge traduziu como poucos”, afirma a artista plástica, Kakau, a exposição, transpõe para as telas toda a tensão e emoção contidas no livro.

A exposição faz parte das comemorações do Centenário de Jorge Amado e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus. Conceição Portela tem convites para levar a exposição a Itabuna e outras cidades.

Fonte: Blog do Ricky

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Menino da Vila Zara" Artigo de Joselito dos Reis

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM LIVRO

DOIS POEMAS DO NATAL DE JOSELITO DOS REIS