FAEG – Sul mobiliza municípios para o Sistema Municipal de Cultura

Com o propósito de articular os representantes municipais do Território Litoral Sul para que juntos, pensem ações e políticas públicas culturais, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais – FAEG tem realizado reuniões itinerantes visando a implantação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o presidente do Fórum, Letto Nicolau, a iniciativa irá facilitar o acesso a captação de recursos para as atividades culturais em cada localidade.

A ideia é que, através da implantação do instrumento municipal de cultura nos municípios do Território, já interligados ao Sistema Estadual da Bahia, venha compor o Sistema Nacional de Cultura. A partir daí, segundo Letto, será mais fácil compartilhar e trocar informações, facilitar a gestão, o fomento e a participação de atores sociais na formulação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas culturais.

O assunto foi uma das principais temáticas debatidas por artistas, gestores e produtores de cultura da região, na reunião realizada em Itajuípe, que também discutiram sobre a formação e capacitação de cada um deles, para atuação em oficinas culturais. “Estamos organizando e preparando o setor cultural para que esses profissionais sejam inseridos nessa nova visão da Gestão Cultural, buscando uma efetiva participação e o reconhecimento da importância da cultura na economia do nosso país”, declarou Letto.


O encontro reuniu representantes do Poder Legislativo e contou com a participação da prefeita de Itajuípe e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró, que defendeu as propostas do FAEG, na medida em que possui uma importância muito grande para a população de Itajuípe e região, pois vem reconhecer e fomentar a cultura tradicional dessas localidades. A secretária de Cultura do município, Maria Angélica Pinto fez um chamamento a toda a sociedade local e regional para discutir a cultura e as propostas para os municípios.

Histórico

O FAEG surgiu no ano de 2009 após o curso de Gestão Cultural promovido pela Uesc em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SECULT-BA). É um fórum de consulta, assessoria, gestão e discussão das políticas públicas de cultura do Litoral Sul, constituído por agentes, empreendedores, atores e todos os trabalhadores (as) da área de Arte e Cultura do Território Litoral Sul da Bahia.

Através da parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Uesc e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, o FAEG-SUL tem realizado cursos, oficinas, seminários na área de gestão cultural. A universidade tem ainda apoiado no transporte e na infraestrutura para a realização das reuniões itinerantes, com a participação e acompanhamento de representantes da instituição.

As cidades que integram o Território são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Uruçuca, Una e Ubaitaba.

A próxima reunião do FAEG-SUL será realizada no dia 14 de agosto, no município de Aurelino Leal.



Por - ,Viviane Cabral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA