Itapitanga recebe oficinas, palestras e workshop do projeto FAEG-Sul Itinerante nesta quinta-feira (11)


O FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura e atua com suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul. O projeto itinerante contempla dez municípios deste território.

Por - Vera Rabelo - A população de Itapitanga será atendida pelas ações do Fórum de Agentes, Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG) nesta quinta-feira, 11, com oficinas de música e gestão cultural, palestras, workshop e intervenções artísticas. Este é terceiro município contemplado pelo projeto FAEG-Sul Itinerante, que se estende até dezembro e engloba dez municípios do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia.

A programação começa às 9 horas, com reunião aberta à comunidade, na Câmara Municipal de Vereadores, seguida de intervenções dos artistas da cidade e palestras dos presidente e vice-presidente do FAEG, Victor Aziz e Maria Áurea de Souza. Ele apresentará os objetivos e ações do fórum e ela falará sobre a programação da 15º Semana de Museus, em torno do tema ‘Museus e histórias controversas dizer o indizível em museus’. Previstas também participações de autoridades municipais e representantes das instituições apoiadoras do FAEG (Amurc, Proex/Uesc e Secult-BA) presentes no evento.

Logo depois, a representante da Superintendência de Promoção da Cultura vinculada à Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), Fernanda Ellen, ministra workshop sobre o Edital de Ações Continuadas da Secult-BA. Sua fala inclui os objetivos do programa, critérios estabelecidos no edital, elaboração do projeto para instituições culturais e orientações sobre o envio da proposta.
            Após intervalo para almoço, serão realizadas as oficinas ‘Vivências Musicais’ e ‘Gestão Cultural’, coordenadas pelo músico e professor Letto Nicolau e especialista em Gestão Cultural, Bruna Setenta, ambas das 13 às 16 horas. A primeira, no Clube Social, (Rua Victor Ferreira 03, centro) e a outra na Câmara Municipal de Vereadores (Praça Laudelino José dos Santos 74, centro). Ambas das 13 às 16 horas, gratuitas, com inscrições abertas na Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Itapitanga e pela internet <http://faegsulba.blogspot.com.br/p/inscricao-oficinas.html>.
O projeto FAEG-Sul Itinerante inclui dez municípios do Território Litoral Sul, já atendeu Itapé e Santa Luzia e se estende até dezembro de 2017. As próximas cidades contempladas serão Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).
Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).

Sobre o FAEG-Sul

O FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura, formado por instituições públicas e privadas, produtores e grupos independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. Discute e age em torno das questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.

Atua com apoio dos seus membros e das instituições Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul e dos pontos de cultura Associação Culto Afro Itabunense (ACAI), Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Literatura de Cordel para Todos, Associação Comunidade Tia Marita, Associação Filtro dos Sonhos, Câmara Temática de Cultura do Território Litoral Sul, Centro de Cultura Adonias Filho, Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE); Terroir Cacau, Espaço Cultural IHASE e Fundação Canto das Artes. 

Espetáculo “O santo e a porca” será
apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus

O espetáculo “O santo e a porca”, um dos clássicos do dramaturgo, escritor e poeta paraibano Ariano Suassuna, será apresentado nesta sexta-feira, 12, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. “O santo e a porca” será remontagem pela Cia. Acordada de Teatro, sob a direção de Ivana Nístico. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10.

Com indicação ao prêmio Brasken-2017, “O santo e a porca” retrata o cotidiano de uma família tradicional do interior do sertão brasileiro, com trama costurada em sequência de acontecimentos cômicos e muitas reviravoltas.

De acordo com a produção do espetáculo, os personagens representam diferentes classes sociais e existe critica a vida difícil do nordeste do Brasil. O tema gira em torno da avareza, pois o impasse se dá quando o protagonista, o velho Euricão Arábe, pensa que irá perder todo o dinheiro que guardava numa porca de madeira.

O Santo e a Porca  tem ainda a participação de Caroba, preparação vocal de Lucas Moreira, ator que dá vida a Eudoro, e ainda: Eloah Monteiro como Benona, Larissa Paixão como Margarida, Martin Pigni como cozinheiro e sonoplasta, Pedro Ivo Carelli como Dodó, Ed Paixão como Euricão Arábe e Mateo Crevatin como Pinhão.

Secretaria de Comunicação Social – Secom
09-05-2017

Espetáculo indicado ao prêmio de melhor Braskem de Teatro faz apresentação única em Ilhéus na sexta-feira
No próximo dia 12, sexta-feira, às 20h, a Cia. Acordada de Teatro se apresenta com a comédia O Santo e a Porca no Teatro Municipal de Ilhéus. Indicada ao prêmio Braskem de Teatro 2017 na categoria Melhor Espetáculo do Interior, a comédia conta em três atos a história de Euricão Árabe, um velho avarento, devoto de Santo Antônio, que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.
Do mesmo autor/ do sucesso O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna, esta montagem de O Santo e a Porca se caracteriza como uma commedia dell’arte e arranca boas risadas do público com seus personagens criativamente mascarados.
O Santo e a Porca tem direção de Ivana Nistico, que também atua como Caroba, preparação vocal de Lucas Moreira, ator que dá vida a Eudoro, e ainda: Eloah Monteiro como Benona, Larissa Paixão como Margarida, Martin Pigni como cozinheiro e sonoplasta, Pedro Ivo Carelli como Dodó, Ed Paixão como Euricão Arábe e Mateo Crevatin como Pinhão.
Ingressos à venda na Livraria Papirus (Ilhéus-BA) e no Circo da Lua em Serra Grande (Uruçuca-BA). Apoio Cultural: O Criadouro Produção Cultural e Circo da Lua.

Por - Eloah Monteiro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA

Clube das Histórias