Ficc anuncia projetos para a cultura em Itabuna

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) vai lançar no próximo sábado, dia 28, a Quarta Cultural, um projeto que terá a participação de todos os artistas locais a ser desenvolvido no Bar Lá em Casa, anexo à sede da Fundação, na praça Laura Conceição. Esta é uma das propostas que atual diretora da Ficc, Sandra Carvalho de Souza implanta para incrementar a cultura no município.

Ela também adiantou que já está em fase de conclusão o programa para a II Conferência Municipal de Cultura que será realizado no final deste mês em Itabuna. O evento tem como tema “Planejar para Construir”. Sandra disse que a conferência é um grande anseio da classe artística e de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a cultura em todas suas manifestações.

“O evento corresponde a um dos Elementos Constitutivos dos Sistemas de Cultura, pois se trata de uma reunião realizada entre o poder público e a sociedade, encarregada de avaliar as políticas culturais e propor diretrizes para o plano de cultura”, justificou.

Outra iniciativa da Ficc que tem beneficiado famílias em vários bairros da cidade, é o Projeto Arte Nos Bairros que é realizado por meio de oficinas de capoeira, flauta, violão, street dance, bateria, bordado, pintura,desenho e dança de salão.

São 38 professores participando do programa que atende atualmente 17 bairros. O objetivo das oficinas é criar oportunidades para idosos, jovens e crianças que, por falta de condições financeiras, nem sempre têm acesso a arte e a cultura.

Em pouco mais de um mês que assumiu a direção da Ficc, Sandra tem participado de eventos culturais como a Sopa Cultural, promovida pela Associação Amigos do Teatro, cuja finalidade é integrar a classe artística e a comunidade, além de dinamizar o setor cultural no município.

Na Sopa Cultural que é realizada semanalmente, a diretora da fundação teve oportunidade de colocar na mesa, as dificuldades encontradas pelas entidades culturais, e ao mesmo tempo, ouvir sugestões e apresentar propostas que venham contribuir para uma cultura rica, participativa e mais dinâmica.

O apoio

A Ficc também esteve presente como co-patrocinadora de um dos mais concorridos eventos em Itabuna, a Feira de Flores de Holambra realizada na Praça Otávio Mangabeira no início deste mês. Já no mês passado, a fundação apresentou um documentário sobre a Vida de Jorge Amado, em comemoração ao aniversário de vida do escritor grapiúna mais famoso da Bahia. O documentário foi um curta metragem de 40 minutos, apresentado no Centro de Cultura Adonias Filho.

As ações de incentivo a cultura implementadas na Ficc também viabilizou a participação dos artistas da Casa do Artesão Itabunense na Feira de Artesanato da Uesc. A presidente da Ficc também visitou a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, para a qual tem projetos para melhoria da qualidade do atendimento e melhor aproveitamento do espaço cultural. “Estamos abertos a visitação pública, a sugestões e projetos que nos ajudem a transformar a cultura grapiúna numa grande referência regional, participativa e bem dinâmica como Itabuna merece”.

Por:Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 20/09/11
www.ficc.com.br

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ITABUNA

“Planejar para construir”

- Consolidação dos Planos de Cultura -


COMUNICADO

As Conferências de Cultura são espaços de debate e discussões que promovem possibilidades aos segmentos da cultura e da arte de consubstanciarem propostas para consolidação de políticas públicas de âmbito municipal, estadual e federal em favor do desenvolvimento da cultura através do fomento de ações abrangentes.

Neste ano de 2011 o foco das Conferências Municipais, Territoriais e Estadual vem priorizar o trabalho de construção dos Planos de Cultura a partir do planejamento de projetos que possam nortear a gestão da cultura nos municípios e territórios da Bahia, bem como as políticas de âmbito estadual.

Desta forma, comunicamos aos artistas, produtores, líderes comunitários, representantes de ONGS, Clubes de Serviços, gestores culturais, professores e a toda comunidade itabunense, que a FUNDAÇÃO ITABUNENSE DE CULTURA E CIDADANIA estará realizando nos próximos dias 30/09 e 01/10 do ano em curso, a II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA.

No dia 30 (sexta-feira), as 19:30 h, ocorrerá a Abertura Oficial, no Auditório da FTC; no dia 01 (sábado), das 8:00 às 18:00 h, nas dependências do Colégio COOPEDI (Rua B, s/n – Quadra A – Lotm. Jardim Grapiúna/ Próximo à Rodoviária) serão realizados os trabalhos para formulação do Plano Municipal de Cultura e a escolha de delegados para a Conferência Territorial. Os 06 (seis) eixos temáticos distribuídos nos Grupos de Trabalho (GTs), serão: Expressões Artísticas; Patrimônio e Memória; Pensamento e Leitura; Transversalidade da Cultura; Gestão da Cultura e Redes Produtivas e Serviços Criativos.

Assim, contamos com a sua participação no sentido de contribuir com o processo de construção das ações que irão nortear as políticas públicas relativas à cultura em nosso município.

Saudações Culturais!

Por: Eva Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA