Cabaceiras do Paraguaçu comemora os 170 anos de aniversário do poeta Castro Alves

Do - www.cultura.ba.gov.br 


Cabaceiras do Paraguaçu comemora os 170 anos de aniversário do poeta Castro Alves

Cabaceiras do Paraguaçu comemora os 170 anos de aniversário do poeta Castro Alves
Foto: Lázaro Menezes 

No próximo dia 14 de março, o município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, comemora os 170 Anos de Aniversário de Nascimento do Poeta Castro Alves. As comemorações se concentram no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras, local onde nasceu o poeta. No local será realizada uma série de atividades nos dias 11 e 14 de março, a exemplo da 16ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, do 3º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves.

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) - já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro. A diretora da DIMUS, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.

A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves e que vem realizando atividades em sintonia com os ideais do poeta. “O público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes do Parque e ainda de projetos, como uma típica casa de farinha nordestina que foi construída no local e agora da nova exposição de vaqueiros, que dialogam com este ideal e de valorização da comunidade”, explica.
Os concursos acontecem em 11/03, sendo o infantil às 10h e o adulto às 13h. No festival, os jurados analisam: originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). Já no dia do nascimento do poeta, terça (14/03) a programação é mais intensa, com as premiações dos concursos (quando os cinco primeiros colocados de cada categoria se apresentam novamente), abertura da exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’, ferinha com artesanato e comida local e atrações diversas (veja programação completa abaixo).

Programação:

11.03.17 – Sábado
10h - 3º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves
13h - 16º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves
17h - Apresentação cultural – Priscila Sales

14.03.17 – Terça
5h – Alvorada
8h - Missa Festiva em homenagem ao poeta (Igreja São João Batista)
9h30 - Apresentação dos grupos culturais Boinho de Painho (Cabaceiras do Paraguaçu) e Mascarados de Maragogipe
10h – Abertura da exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’
10h30 - Sessão Solene em Tributo ao Poeta da Câmara de Vereadores da Cidade de Cabaceiras do Paraguaçu
11h - Premiação dos vencedores do 3º Festival Infantil de Declamação de poemas e do 16º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves
14h – Homenagens ao Poeta – Auditório Pedro Calmon (PHCA)
15h – Apresentação cultural do grupo Samba de Roda de Maragogipe - ASSAMA (com participação dos Mascarados de Maragogipe)
16h - Maratona Castro Alves
20h – Apresentação musical (Praça Castro Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA