DIA DA POESIA EM ITABUNA


O Clube do Poeta do Sul da Bahia e a Revista Vitória promoveram, no Café Pomar, um recital e homenagens na segunda-feira (24), como parte da programação do 107º aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna. Entre os homenageados com uma placa alusiva ao apoio à cultura itabuenenses estão o prefeito Fernando Gomes, representado pelo vice-prefeito Fernando Vita, que destacou o apoio do governo à educação e o investimento no projeto da Cidade Universitária, que se consolida com a chegada das Faculdades Santo Agostinho, com um curso de medicina e formação em outras 12 áreas do conhecimento; além da secretária de governo Maria Alice Araújo Pereira; do titular da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado; do presidente da FICC, Daniel Leão e da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida. Veja como surgiu o Dia da Poesia em Itabuna


O presidente da FICC, Daniel Leão, destacou a programação do 107 aniversário de Itabuna, com uma justa homenagem a poetas grapiúnas já falecidos como Firmino Rocha, José Bastos, Telmo Padilha, Valdelice Pinheiro, além de Plínio de Almeida, Ariston Caldas e Germano Leão, entre outros nomes e ainda poetas vivos como Cyro de Mattos, Kleber Torres, Geny Xavier, Antônio Naud, Yolanda Costa, Daniela Galdino, Sônia Maron, Ari Quadros, Valmir do Carmo, Paulo Lima, Ivann Krebbs Montenegro, Zélia Possidônio, Antônio Baracho, Sônia Amorim, Aldo Bastos e Maria Alice Araújo Pereira, além de outros autores que vêm editando seus trabalhos em jornais locais e na internet.  

                       A secretária de governo Maria Alice agradeceu a homenagem recebida e também falou do apoio do prefeito Fernando Gomes à educação e cultura. Cláudio Dourado destacou a integração da equipe de governo que trabalha unida em prol do desenvolvimento de Itabuna e na construção de uma cidade melhor e mais humana. Cleonice Almeida, presidente da Fundação Marimbeta, também agradeceu as homenagens e participou do evento com uma equipe da fundação.

                       Entre os poetas que participaram do recital estão Aldo Bastos, Joselito dos Reis que está lançando esta semana o livro Grito sem Eco, Romilton Teles, Farid Maron, além do grupo Ralé da Poesia, integrado por Tom Oliveira e Clobisnaldo Argolo, professora Olimpio e outros autores itabunenses.

Do Expressaounica

Como foi criado o Dia da Poesia!

O dia 27 de Julho, em Itabuna será especial a partir deste ano para todos os itabunenses. Isto porque sancionada, a Lei Municipal nº 2.369, de 8 de dezembro de 2016, projeto de autoria do vereador Joilson Rosa, fica instituída esta data como “Dia Municipal da Poesia”, em nossa cidade, uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e aos poetas itabunenses.

A lei se refere ainda à celebração da data denominada "Pomar com Poesia", cujos festejos e comemorações deverão ocorrer sempre nas proximidades do Café Pomar, na Rua Osvaldo Cruz, Centro, como aconteceu ontem, 24, antecipadamente.

A estrutura da celebração será sempre montada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e pelo Clube do Poeta Sul da Bahia, garantindo programação cultural e de lazer para a população, fazendo parte do Dia da Cidade.

Vale lembrar que essa iniciativa partiu da Vitória Santana (Revista Vitória) e do Clube do Poeta Sul da Bahia, visando também o resgate dos nossos poetas e, por conseguinte o resgate de nossa poesia de nossas tradições.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA