Canto de Amor e Ódio a Itabuna
de Telmo Padilha

Como parte dos festejos do Centenário de Itabuna, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) promoveu, na quarta-feira (5), em conjunto com a Prefeitura de Itabuna e a Editora Editus, o lançamento do livro Canto de Amor e Ódio a Itabuna, do poeta Telmo Padilha. O evento, realizado na Biblioteca Plínio de Ameida, reuniu artistas, intelectuais e profissionais liberais, além de familiares do poeta representados por Clara e Fernanda Padilha, marcando os festejos do 80º aniversário do autor, que faleceu em 16 de julho de 1997.

Além de um show acústico de Nonato Teles e recital de Zélia Possidônio, reunindo poemas de Telmo Padiha, o lançamento livro contou com a presença do chefe de gabinete do governo municipal Ivan Montenegro, que representou o prefeito José Nilton Azevedo Leal, destacando a importância do livro como fator de difusão da cultura e da informação, “um instrumento necessário para todos nós”.

O presidente da FICC, Cyro de Mattos, ressaltou a contribuição de Telmo Padilha como grande poeta regional e que está ao lado de autores como Valdelice Pinheiro, Florisvaldo Mattos, Sosígenes Costa, que têm uma dimensão nacional. Destacou ainda a importância da poesia, que tem a capacidade de devolver ao homem a razão e a emoção.

(Foto arquivo, poeta Telmo Padilha)
Mattos recitou um poema dedicado a Telmo Padilha, a quem considera um questionador do mundo e da vida. Para o presidente da FICC, a melhor poesia brasileira das últimas décadas vem sendo produzida no Nordeste, que aparece como um celeiro de novos autores e que têm contribuído assim com a cultura brasileira.

A representante da Editus, Aline Nascimento, destacou que a editora da Universidade Estadual de Santa Cruz se sente honrada ao publicar um livro como Canto de Amor e Ódio a Itabuna, “um trabalho plural e de conteúdo universal”. Ela destacou a contribuição do autor à crítica literária, uma das vertentes incluídas no Canto de Amor e Ódio a Itabuna.


Texto: Kleber Torres Fotos: Vinícius Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA