Mais um livro de Telmo Padilha lançado em Itabuna

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) estará promovendo na quarta-feira (5), às 19 horas, na Biblioteca Plínio de Almeida, em parceria com a Editora Editus da Universidade de Santa Cruz, o lançamento do livro Canto de amor e ódio a Itabuna, do poeta Telmo Padilha (foto). O evento, que integra a programação do centenário de Itabuna, deverá reunir políticos, artistas, escritores e intelectuais da região.

O lançamento coincide com as comemorações do 80º aniversário do autor, que deixou mais de 30 livros publicados no país e no exterior. Canto de amor e ódio a Itabuna é o resultado de uma criteriosa seleção feita por José Haroldo Castro Vieira em 17 pastas com mais de cinco mil documentos, textos e poemas deixados pelo autor itabunense.

O presidente da FICC, Cyro de Mattos, considera o lançamento do livro como uma homenagem e um reconhecimento a um poeta maior e que se equipara a autores de dimensão nacional como Florisvaldo Mattos, Sosígenes Costa e Valdelice Pinheiro.

Quem é - Telmo Padilha nasceu em Ferradas, município de Itabuna, a 5 de maio de 1930. Foi jornalista, poeta e membro da Academia de Letras de Ilhéus, por indicação de Adonias Filho. Ele conquistou o Prêmio Nacional de Poesia do Instituto Nacional do Livro" em 1975 e o Prêmio Internacional de Poesia San Rocco, Itália, em 1976. Ele faleceu no dia 16 de julho de 1997, quando sofreu um acidente automobilístico na BR 101.

Texto: Kleber Torres Fotos:divulgação


Daqui queremos registrar que o funcionário público, lotado na Ceplac, jornalista e poeta Telmo Fontes Padilha foi um dos grandes incentivadores para que nós pudéssemos idealizar e fundar o Clube do Poeta Sul da Bahia na redação do extinto Diário de Itabuna. Jornal este, que teve sua circulação interrompida em 11 de Janeiro de 1995, por incompetência de seu proprietário. Portanto, dois anos antes do poeta falecer. Padilha era sócio deste Clube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA