ARTISTAS E CANTORES ABRILHANTARAM “15 VEZES FELIZ NATAL”, DA FICC

ON .


TEXTO E FOTOS: ERIC SOUZA (ASCOM FICC). 
O evento contou com a participação de grandes nomes da música grapiúna, além de artistas e grupos premiados em 2016. 
DSCF4028
O maestro Vilobaldo Conceição (da Banda Municipal Falcões), o cantor Kocó (da Banda Lordão) e a presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves. - Foto: Eric Souza. 
A quarta-feira (30), quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) foram muito especiais para quem transitou pela Praça Laura Conceição, próximo à sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no Centro de Itabuna. Nestes dias, a Prefeitura Municipal, através da  FICC, promoveu o evento “15 Vezes Feliz Natal”, que assumiu para si a missão de abrir oficialmente o Natal de Itabuna e ainda registrou a comemoração do aniversário de 15 anos da FICC, que tem o seu “registro de nascimento” datado no dia 27 de dezembro de 2001.
Para a professora Nilmecy Santos Gonçalves, presidente da FICC, “quando a fundação se propõe a um evento de final de ano revestido de todos os símbolos e representações próprios do Natal, o nosso coração se enche de um sentimento que não poderia ser outro, senão o de gratidão. Agradecemos desde os artistas que estiverem vinculados à FICC, passando por todas as secretarias municipais e empresas que colaboraram com a gente ao longo da gestão de Vane”, disse emocionada.
DSCF4054
Atores e atrizes do Grupo de Teatro da FICC foram muito aplaudidos durante o espetáculo "Auto de Natal - A Estrela Maior", de Marquinhos Nô - Foto: Eric Souza.
Organizado em três etapas, o “15 Vezes Feliz Natal” contou, na primeira noite,  com a peça de teatro “Auto de Natal – A Estrela Maior”, articulada pelo Grupo de Teatro da FICC (Casa das Artes Unidade Sarinha / CSU), com direção de Marquinhos Nô e com a Banda Municipal Falcões, que teve uma brilhante participação do cantor Kocó (da Banda Lordão), que elogiou a iniciativa da FICC e disse que gostaria de ver um evento como o que foi proposto crescer ainda mais e ser transformado em mais um atrativo da cidade de Itabuna.
A segunda noite foi abrilhantada pela apresentação de Brena Gonçalves, cantora de Ilhéus que vem ganhando projeção nacional pela sua participação em um reality show; a apresentação de Marcelinho e Jamile Marques (Dança de Salão); e ainda uma segunda apresentação da peça de teatro “Auto de Natal – A Estrela Maior”.
DSCF4117
A apaixonante cantora Brena Gonçalves mostrou "ao vivo" na Praça Laura Conceição, os motivos pelos quais vem chamando a atenção entre os participantes de um reality show, na TV. - Foto: Eric Souza.
Na terceira e última noite, as apresentações ficaram por conta da Cantata de Natal organizada pelo professor de música Davidson Viana (Casa das Artes Unidade Centro); do Grupo Encantarte, com uma sinopse do espetáculo “Saga de Guerreiro”, dirigido por Jailton Alves e com coreografia de Egnaldo França; e  show Paulo Maia In Concert (MPB, voz e teclado), com as participações especiais de Robinho (da Banda Amor a Dois) e Egnaldo França (do Grupo Encantarte).
Artesanato
DSCF4052
A AIART esteve presente com exposição e vendas de produtos produzidos por artesãos itabunenses. - Foto: Eric Souza.
Todas os dias de apresentações tiveram a participação especial também de artesãos associados à Associação Itabunense de Artesãos (AIART), que colocaram à disposição do grande público produtos e gêneros produzidos por artistas da cidade. “A FICC está plantando uma ideia muito boa aqui em Itabuna, que é a de iniciarmos as nossas campanhas natalinas com afinco, com vigor, com brilho e com festa. Queríamos que esse evento se estendesse por mais alguns dias, porque a proposta é maravilhosa, com artistas, com música, com artesãos expondo produtos. Isso é muito bonito”, disse Rosana Silva, professora que passava pela praça no momento do espetáculo.
“Eu estava em casa, assistindo ao jornal e vi que a FICC estava fazendo um evento bonito, no Centro da cidade, então eu resolvi ir lá e ver de perto”, disse também elogiosamente o professor Antônio Nolberto Xavier.
“Quem não pôde assistir as apresentações, mas tem interesse em conhecer melhor os produtos que foram colocados a venda no “15 Vezes Feliz Natal”, pode se dirigir ao Shopping do Artesanato Grapiúna, localizado no Calçadão da Ruy Barbosa – Centro. Ali, cerca de 40 associados expõem e comercializam produtos que vão desde peças de decoração até gêneros alimentícios diversos”, apontou a presidente da AIARTE, Daniela Nepomuceno.
Prêmios
DSCF4132
Os premiados dançarinos Jamile Marques e Marcelinho, sendo homenageados pela professora Nilmecy Gonçalves. - Foto: Eric Souza. 
Entre artistas e grupos que se apresentaram no “15 Vezes Feliz Natal”, muitos deles se destacaram durante o ano de 2016 com prêmios diversos.
O Grupo Encantarte, por exemplo, foi classificado em 3º lugar na categoria Dança Livre, com o espetáculo “Saga de Guerreiro”, durante o IX Festival Multiarte Firmino Rocha, realizado em outubro de 2016, pela FICC.
O diretor de teatro Marquinhos Nô, também foi premiado em 2016, no Festival Multiarte, tendo sido classificado em 1º lugar na categoria Teatro Infantil. 
Os professores de dança Marcelinho e Jamile Marques foram classificados em 1º lugar na etapa  Nordeste e em 5º lugar na etapa Nacional do Concurso Nacional de Dança de Bolero. A competição foi finalizada no mês de novembro, no Rio de Janeiro.
Já a Banda Municipal Falcões foi classificada entre as cinco melhores bandas e fanfarras do Estado da Bahia, no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, cuja última etapa aconteceu no final de outubro, na cidade de Santo Amaro / BA.
A presidente da FICC, Nilmecy Gonçalves, disse que os resultados são um espelho do esforço da fundação em fomentar da melhor maneira possível a Cultura Grapiúna. “Hoje, já temos cantores, instrumentistas, musicistas que estão se formando em nossa cidade e estão ganhando o mundo”, indicou.
Nos três dias de eventos, o “15 Vezes Feliz Natal” contou um público médio de 1.500 pessoas. 

MAIS FOTOS
DSCF4150
O grupo Encantarte atendeu ao convite da FICC e participou com uma breve sinopse do espetáculo "Saga de Guereiro". - Foto: Eric Souza.

DSCF4147
Egnaldo França fez uma participação especial no show de Paulo Maia, juntamente com Robinho (da Banda Amor a Dois). Os três arrancaram aplausos numa combinação perfeita de ritmo e vozes. - Foto: Eric Souza.

DSCF4141
O cantor Paulo Maia iniciou as apresentações da terceira noite com um repertório especial da música popular brasileira. - Foto: Eric Souza.

DSCF4114
Entre boa música, tietagens e uma voz única, a cantora Brena Gonçalves disse que Itabuna é a sua segunda casa (já que parte de sua família vive na cidade) e que se sente grapiúna nata. - Foto: Eric Souza. 

DSCF4100
Atração a parte, o Presépio de Natal da FICC chamou a atenção na Praça Laura Conceição - Foto: Eric Souza. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Menino da Vila Zara" Artigo de Joselito dos Reis

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM LIVRO

DOIS POEMAS DO NATAL DE JOSELITO DOS REIS