OS NOMES DA FICC NA GESTÃO CULTURAL

LIGADO 26 DEZEMBRO 2016.
TEXTO E FOTOMONTAGENS: ERIC SOUZA (ASCOM FICC).
Entre os profissionais e colaboradores que contribuíram com a FICC na atual gestão, já são 8 os egressos do curso de Especialização em Gestão Cultural da UESC. 
Gestores Culturais 1Dayse Santos, Julio Novais e Rose Sampaio são três dos nomes que comporão o curso de Gestão Cultural em 2017. O quarto nome é o da atriz Márcia Mascarenhas (foto abaixo). 
Há cerca de duas semanas, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) divulgou o resultado final do segundo processo seletivo para escolher os novos alunos do curso de pós-graduação (especialização) em Gestão Cultural, oferecido por aquela instituição através do Departamento de Letras e Artes.
O curso foi instituído em 2014, para atender uma demanda de profissionais, pesquisadores, gestores, artistas, entusiastas e intelectuais que já possuem relação direta com movimentos culturais. Segundo o professor Samuel Mattos, coordenador do curso, “ele surgiu, primeiro a partir de debates e pedidos que foram se sistematizando ao longo dos encontros do Fórum de Agentes e Gestores Culturais do Sul da Bahia (FAEG-SUL) e a partir de mini-cursos de Gestão Cultural que foram e ainda são realizados em diversas cidades do âmbito do alcance da UESC. Isso nos fez crer na existência de uma demanda muito maior e mais ainda na necessidade de organizarmos um curso de pós-graduação específico para tratar dessas necessidades. Assim, surgiu em 2014 o curso de Gestão Cultural, que teve uma primeira turma em 2015 e que iniciará a segunda turma no primeiro semestre de 2017”, explicou.
Márcia Mascarenhas
A atriz Márcia Mascarenhas atua desde 2015 na FICC e dá aulas de Teatro para crianças e jovens. 
A grata surpresa sobre o resultado da seleção de 2016 foram os três nomes que compõem o quadro de servidores e colaboradores da FICC. Foram aprovados Dayse Santos Brito, coordenadora do Programa Viv-à-rte; Julio Cesar Novais Silva, webdesigner cultural e oficineiro de Artes Digitais da Casa das Artes,  Roseane dos Santos Ribeiro Sampaio, supervisora do Programa Viv-à-rte e Márcia Mascarenhas, oficineira, também na Casa das Artes, com o curso de Teatro.
Para a professora Nilmecy Santos Gonçalves, “é bastante simbólico que a nossa região tenha uma universidade preocupada em suprir de maneira técnica e acadêmica uma lacuna importante, que é a de formar do ponto de vista da própria atuação universitária profissionais capazes de conduzir projetos e iniciativas na área de Cultura, por vezes relegada a um plano de superficialidade tão grande, que parece ser menos importante do que tantos outros bens de interesse coletivo e social. Mais do que isso, estamos felizes por termos profissionais no quadro da fundação preocupados em buscar essa formação acadêmica, o que demonstra de maneira categórica o quanto temos pessoas capazes e motivadas”, ponderou a presidente.
Gestão Cultural 2
Em 2015, Eric Thadeu, Egnaldo França, Denisia Silva e Camila Nobre foram aprovados para integrarem a primeira turma de Especialização em Gestão Cultural. 
No ano de 2015, outros quatro colaboradores da FICC também já tinham sido aprovados para o curso de Gestão Cultural da UESC. Estes já estão em fase de conclusão do curso: Egnaldo Ferreira França (oficineiro de Percussão Afro, no projeto Casa das Artes), Eric Thadeu Nascimento Souza (assessor de Marketing Cultural da FICC), Denisia Santos da Silva (educadora social de Futsal no programa Viv-à-rte) e Camila Nobre Santana (oficineira de Inglês e de Teatro, também na Casa das Artes).
Contabilizando os alunos concluintes com os novos egressos do curso de Especialização em Gestão Cultural, a UESC já oportuniza a 80 profissionais, a condição de tornarem-se gestores, todos em nível de pós-graduação, número esse que só tende a crescer na medida em que os novos processos seletivos forem acontecendo. 

ERIC THADEU NASCIMENTO SOUZA
Assessor de Marketing Cultural
FICC - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania
Email: ericthadeu@hotmail.com
Contato: (73) 98809 3838 ou 99141 5086

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). 
Assessoria de Comunicação (ASCOM).
Praça Laura Conceição, 339 - Centro - 45600-116 - Itabuna / BA.
Fone: (73) 3613 4915.
Redes Sociais: Facebook / Twitter / You Tube 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA