PRODUÇÃO AUDIOVISUAL É TEMA DE NOVO LIVRO DA EDITUS

A Editus – Editora da UESC acaba de publicar o livro Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais pela metodologia DPA, do diretor argentino Pablo Del Teso, mestre em cinema pela Universidade de Londres, traduzido pelas professoras Cristina Cardoso e Raquel Ortega, do Curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).  No livro, o autor apresenta as três etapas do processo produtivo (pré-produção, produção e pós-produção), incluindo a divulgação do material, a partir de uma ótica financeira e de gestão.
Del Teso destaca que para se atingir o sucesso de uma produção videográfica, o instrumento audiovisual deve estar associado diretamente a qualidade, metodologia e organização do projeto. Assim, o autor ressalta o planejamento prévio das etapas de produção e a captação de recursos para a execução desse processo.

No decorrer dos seis capítulos que abrangem essa publicação, o autor traz de forma didática e acessível as estratégias do mercado audiovisual para se atingir um alto nível de espectadores, destacando fragilidades e possibilidades. Por isso, é fundamental o uso de uma metodologia adequada, que atenda os interesses da equipe, mas também dos investidores. Diante disso, o Diretor apresenta um procedimento passo-a-passo aplicável ao desenvolvimento de projetos audiovisuais de qualquer natureza, partindo da definição da metodologia DPA à fase metodológica de pós-desenvolvimento.

O livro Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais pela metodologia DPA está disponível na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Na internet, o leitor pode encontrar essa e outras publicações nos site www.bookpartners.com.br. Para os interessados em conhecer títulos variados da editora, basta acessar o site www.uesc.br/editora. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73) 3680-5240.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MARCA OS VINTE ANOS DA EDITUS


Quem se aproxima da entrada da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) pode conferir a exposição fotográfica Entrelinhas, que conta um pouco da história da Editus – Editora da UESC – junto com alguns dos personagens que contribuíram para sua consolidação como ferramenta de promoção da leitura. A exposição foi lançada na 4ª Feira Universitária do Livro da UESC e agora segue com mais fotografias em novo espaço.

História
Do Núcleo Editorial Didático da antiga FESP – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna –, atual UESC, nasceu a Editus, projeto idealizado e fundado pela então Reitora Renné Albagli (1996-2004). O amadurecimento da produção editorial do Núcleo, que se restringia à publicação da Revista FESP e à comunicação visual da Universidade, impulsionou a publicação de livros.
Sob a coordenação da Profa Maria Luiza Nora (1996-2011), a Editora publicou o primeiro título:O Auto do Descobrimento - o romanceiro de vagas descobertas, de autoria do escritor Jorge Araújo. Em comemoração aos 500 anos do Brasil, lançou uma Revista FESP especial, com o selo editorial da Editus.
O rico acervo da atualidade é resultado de uma história escrita por muitas mãos! Para simbolizar todos aqueles que contribuíram para esse reconhecimento, algumas pessoas foram homenageadas este ano: a Reitora Renée Albagli (1996-2004), a Diretora da Editus Maria Luiza Nora (1996-2011), Ubaldo Santos (Diretor da Gráfica), George Pellegrini (Criação e Produção), Henriqueta Souza (Bibliotecária), Dorival de Freitas (in memorian - Revisor), Jorge Octávio Moreno (Administrativo), Jorge Araújo (Autor), Profa Margarida Fahel (Parecerista), Profa Lurdes Bertol (Conselheira), Maria Schaun (Livraria) e Profa Tica Simões (Autora). O reconhecimento se deve às contribuições de cada um nas áreas de produção, criação, administração e gestão.
Para a Profa Maria Luiza Nora, a “Editus sempre contou com pessoas, e eu estou falando de equipes, que gostam do que fazem e sabem da importância deste trabalho”.

Atualidade
A Editus segue ainda mais forte nas suas atividades de promoção literária e difusão do conhecimento. Hoje, a Editora disponibiliza em seu catálogo mais de 200 títulos, distribuídos nas áreas de africanidades, agrárias e ambientais, comunicação, Braille, cultura e turismo, direito, economia, educação, exatas, filosofia, geografia, história, infantojuvenil, literatura, saúde, entre outras, fortalecendo o seu papel no desenvolvimento regional e divulgação do acervo cultural do Sul da Bahia no âmbito local, nacional e internacional.
Por meio de projetos, parcerias e eventos que incentivam a leitura, a Editus firma o seu compromisso com a formação de novos leitores e o compartilhamento de saberes. Nesse sentido, também, o Editus Digital (goo.gl/jMTfo0) permite o acesso aberto às suas produções. Após seis meses de publicação, todos os livros passam a ser disponibilizados para download gratuito, a fim de que atinjam um maior número de leitores. O Portal de Periódicos da UESC (http://periodicos.uesc.br/) é outra iniciativa da Editora nesta direção.
Para a Profa Rita Virginia Argollo, Diretora da Editus desde 2012, “como editora universitária de uma instituição pública, a Editus tem clareza do seu papel como agente de transformação social, difusão e democratização do acesso ao conhecimento e vem trabalhando nesta perspectiva desde que foi criada”.
Todas as produções da Editora podem ser encontradas no www.uesc.br/editora. Aproveite e confira também os livros disponíveis para baixar gratuitamente. Para outras informações, ligue (73) 3680-5240.
Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Menino da Vila Zara" Artigo de Joselito dos Reis

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM LIVRO

DOIS POEMAS DO NATAL DE JOSELITO DOS REIS