Poetas de A a Z por Glória Brandão ( Continuação)

Adélia Josefina de Castro Fonseca (Salvador, 24 de novembro de 1827 — Rio de Janeiro 9 de dezembro de 1920) foi uma poetisa brasileira

Amélia Rodrigues (Santo Amaro da Purificação, 26 de maio de 1861 — Salvador, 22 de agosto de 1926) foi uma educadora, escritora, teatróloga e poetisa brasileira.



Antônio do Lajedinho Feira de Santana, Bahia, 06 de Dezembro de 1925 — Ex Combatente, serviu a Marinha na Segunda Guerra Mundial, foi condecorado e em seguida passou a trabalhar como jornalista nos periódicos O Mundo e O Careta e foi redator da revista Vigilante. Participou de quatorze antologias e publicou oito livros, inclusos dois de poemas.

Antonio Risério (Salvador, 1953) é um poeta, tradutor, antropólogo e ensaísta brasileiro.



Artur de Sales(Salvador, 7 de março de 1879 — Salvador, 27 de junho de 1952) foi um poeta, tradutor e escritor brasileiro.Filho de Severiano Gonçalves de Sales e Maria Eufrosina de Aragão Sales. nasceu a 7 de Março de 1879 no bairro do Pilar, na Cidade Baixa. A água do mar chegava próxima à porta de sua casa. Morava bem próximo ao Cais Dourado, onde havia muitos estivadores, comerciantes e aconteciam sambas-de-roda e rodas de capoeira. Essas primeiras impressões marcariam-no profundamente. Elabora seus primeiros versos aos treze anos e suas poesias são publicadas pela primeira vez em 1901 por diversas revistas de Salvador.

Em 1905 forma-se pela Escola Normal da Bahia
Arthur de Salles foi Imortal da Academia Baiana de Letras, ocupando ali a Cadeira de número 3, que ocupou até sua morte, em 1952.
É, ainda, de Artur de Sales a letra do "Hino ao Senhor do Bonfim", cujos primeiros versos tantas boas lembranças trazem aos ouvidos baianos:


Glória a Ti neste dia de glória,

Glória a Ti, Redentor, que há cem anos
Nossos pais conduziste à vitória
Pelos mares e campos baianos.
Desta sagrada colina,
Mansão da misericórdia,
Dá-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia.

(aguardem a continuação dos poetas de A a Z)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA