Diário Oficial da União publica tombamento do casarão para o Museu de Itabuna

Diário Oficial da União publica tombamento do casarão para o Museu de Itabuna
29/set/2010 . 11:05 Postado por: Roberto Rabat Chame Editoria: Itabuna
Foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (27.09) – página 20, seção 3 – o edital de tombamento da antiga sede da Fazenda Valparaíso, no bairro da Mangabinha, prédio conhecido como casarão do Coronel Tertuliano Guedes de Pinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do processo n° 1.604-5.10, em razão do seu elevado valor histórico e arquitetônico, onde será instalado o museu da cidade.

A idéia de transformar a antiga sede da fazenda em um museu que abrigue a história de Itabuna é um sonho antigo do deputado federal Félix Mendonça, um dos idealizadores do projeto, que recebeu apoio irrestrito do prefeito Capitão Azevedo, que enviou ofício ao Iphan, agora atendido.

Além de garantir o apoio de Capitão Azevedo e do Iphan para o projeto do Museu de Itabuna, Félix Mendonça também viabilizou dotação no valor de R$ 1 milhão do orçamento da União para restaurar o imóvel. Para o deputado, este projeto tem significado cultural inestimável para a cidade.

“É uma casa de arquitetura imponente, em lugar destacado, que ficará impressionante quando estiver restaurado, iluminado, decorado e equipado. Porém o mais importante será o resgate da história daqueles homens fortes e simples que contribuíram para o desenvolvimento de Itabuna e construíram a civilização do cacau”, ressalva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA