MARIO VARGAS GANHA PREMIO NOBEL DE LITERATURA 2010




O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura 2010 por sua "cartografia das estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual", justificou a real Academia sueca.
Autor de "A cidade e os cachorros", nascido em 1936 em Arequipa (Peru) e que tem também nacionalidade espanhola, nas apostas dos favoritos do Nobel há anos, é o primeiro escritor latino-americano a vencer o Nobel de Literatura desde o mexicano Octavio Paz, em 1990.

Em uma primeira declaração, transmitida pelo presidente do júri do Nobel de Literatura, Peter Englund, Vargas Llosa disse sentir-se "muito comovido e entusiasmado" pelo prêmio.

O escritor está em Nova York, onde ministra aulas na Universidade de Princeton.

"Ele havia levantado às 5h para dar aulas. Recebeu a ligação informando às 6h45min, enquanto trabalhava intensamente", contou Englund.

Vargas Llosa irá à cerimônia de entrega do prêmio em 10 de dezembro, em Estocolmo, e de acordo com a tradição dos prêmios será o encarregado de fazer o discurso em nome de todos os premiados, com exceção do Nobel da Paz, realizado em um ato paralelo, em Oslo.

O Nobel de Literatura recebe uma quantia de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e, como os demais premiados, será entregue em 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.

O anúncio de hoje precede o do correspondente à Paz, o mais esperado e prestigioso junto ao de Literatura, será divulgado amanhã em Oslo.

Nos últimos dias foram divulgados os vencedores nas categorias científicas, começando pelo de Medicina, na segunda-feira, para o britânico Robert G. Edwards; ao que seguiu o de Física, na terça-feira, partilhado pelos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov.

Na quarta-feira foi anunciado o de Química, para o americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki.

A rodada de anúncios será fechada na próxima segunda-feira, quando se comunicará o de Economia.

Mais notícias de Notícias »

EFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor João Cordeiro de Andrade homenageado pela FTC/Itabuna

Faeg vence edital para semear cultura pelo sul da Bahia

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM LIVRO