CULTURA

Últimas notícias:

- O procedimento de solicitação para municípios e estados integrarem o Sistema Nacional de Cultura foi modificado desde 06 de outubro de 2011. Não é mais exigida obrigatoriedade de autenticidade de cópias de RG, CPF e Termo de posse. Por outro lado, foi incluído termo de responsabilidade para ser assinado pelo prefeito ou governador da localidade solicitante. Confira aqui.

- A Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) abriu inscrições, até 28 de outubro, para participantes ouvintes no I Encontro de Políticas para as Artes. O evento acontece de 08 a 10 de novembro, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações aqui.

- O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, declarou que a imagem do Brasil sofre mudanças positivas por causa da cultura nacional. A afirmação foi feita em Bruxelas, na Bélgica, durante a 23ª Europalia, que nesta edição faz homenagem ao Brasil. Confira aqui.

- A revista eletrônica Museologia e Patrimônio recebe, até 30 de outubro, conteúdos para a edição de dezembro deste ano. A iniciativa é aberta para pesquisadores, alunos e profissionais de museus com título mínimo de mestre. Saiba mais aqui.

- A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgaram, no dia 10 de outubro, os nomes dos 16 projetos de longa-metragem aprovados na Linha C do Fundo Setorial do Audiovisual. O investimento total é de R$ 25 milhões. Mais informações aqui.

- A RRNE/MinC irá participar da Virada Multicultural do Recife com a exibição dos filmes Doce de Coco, Coco de Improviso e a Poesia Solta no Vento, Recife Frio, Nação Xicão Xucuru, My Way, As Folhas e Incenso, das 17h às 19h. A programação é gratuita. Clique aqui e saiba mais informações.

GERAL

Praças dos Esportes e da Cultura
Os gestores municipais dos estados do Nordeste contemplados com Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) devem ficar atentos às datas de realização dos Seminários que acontecerão na região para tratar da execução dos projetos. Os 33 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe têm até o dia 18 de outubro para se inscreverem para o evento, que acontecerá nos dias 20 e 21 do mesmo mês, no Recife. Para os municípios beneficiados nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, a data limite é 19 de outubro, e o Seminário acontece em Fortaleza, nos dias 24 e 25 de outubro. Na Bahia, as inscrições já foram encerradas e o Seminário Regional das Praças dos Esportes e da Cultura será promovido em Salvador, nos dias 17 e 18 deste mês. Já os gestores das cidades do Maranhão participarão do Seminário que acontece em Belém, nos dias 07 e 08 de novembro. Para os administradores maranhenses as inscrições ocorrerão no período de 21 de outubro a 03 de novembro. Para saber mais, acesse: http://culturadigital.br/mincnordeste. Outras informações e detalhes sobre inscrições: (61) 2024-2644 e gestaopracas@cultura.gov.br.

Políticas Culturais para Povos Tradicionais de Terreiros
Será realizada, de 27 a 30 de novembro, a I Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, em São Luís, no Maranhão. A proposta pretende subsidiar a construção de políticas culturais para proteção, promoção e consolidação das tradições dos povos de terreiros. As inscrições acontecem no mês de outubro, através do site do Ministério da Cultura. O evento disponibiliza exclusividade de 140 vagas para representantes de Povos Tradicionais de Terreiro. Mais informações aqui.

Conferência Nacional de Arquivos
A cidade de Salvador, na Bahia, sedia a Etapa Nordeste da I Conferência Nacional de Arquivos nos dias 17 e 18 de outubro. O encontro regional reúne arquivistas, gestores e especialistas dos nove estados nordestinos e serve de preparação para a etapa nacional do evento, que acontece no mês de dezembro, em Brasília. As atividades serão realizadas na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, das 8h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. A confirmação de participação deve ser feita através de ficha de inscrição, disponível no endereço: http://www.fpc.ba.gov.br/ Mais informações: (71) 3116-2165.


Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte
Até 31 de outubro, grupos culturais podem se inscrever para participar da seleção para programação da 4ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte. Nesta edição, o evento aborda o tema Cultura e Sustentabilidade e acontece em maio de 2012, no Rio de Janeiro. A Mostra é bianual e pretende disponibilizar espaço de apresentação de iniciativas de transformação social com o público juvenil. Os trabalhos podem envolver dança, música, circo, teatro, poesia, artes visuais, fotografia, literatura e cultura popular. Confira: http://www.juventudearte.org.br/

Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras
Até 28 de novembro, estão abertas as inscrições de projetos no 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras. O edital pretende estimular e incentivar as expressões artísticas de estéticas negras. Nesta edição, serão 20 projetos selecionados. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural Palmares e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Naves (Cadon), com patrocínio da Petrobras. As inscrições podem ser feitas através do site: www.premioafro.org. Os interessados podem conferir informações sobre o Prêmio nas redes sociais do Twitter (@premioafro) e Facebook (premioafro).

Instituto Brasileiro de Museus utiliza redes sociais digitais
No dia 03 de outubro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) iniciou participação nas redes sociais digitais do Twitter, Facebook e Youtube. O órgão responsável pela política pública federal para os museus pretende reforçar as estratégias comunicação e divulgar programação de atividades das unidades museais do país. No Twiter o perfil é (@museusbr); para o Facebook, (MuseusBR); no Youtube é (TVmuseus). Saiba mais: www.museus.gov.br/.

Seminário Banco do Nordeste de Política Cultural
Será realizado, de 25 a 29 de outubro, o III Seminário Banco do Nordeste de Política Cultural, nas cidades de Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB). Nesta terceira edição, o tema é Fomento Cultural e Seus Agentes, com a proposta de discutir a política cultural na contemporaneidade. O evento é uma iniciativa do Ambiente de Gestão da Cultura e da Universidade Corporativa do Banco do Nordeste. As inscrições estão abertas desde o dia 10 de outubro, na recepção dos Centros Culturais do Banco do Nordeste, nas respectivas cidades onde acontecem as atividades. Mais informações: (85) 3464-3182 / (88) 3512-2855 / (83) 3522-2980. Clique aqui.

ALAGOAS

Bienal Internacional do Livro de Alagoas
A Universidade Federal de Alagoas realiza, de 21 a 30 de outubro, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e nesta edição faz homenagem a Itália. A programação reúne palestras, oficinas, lançamentos, seminários, simpósio, mesas-redondas e fórum, além de performances, espetáculos e contações de histórias. A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas é aberta ao público. Acesse: www.edufal.com.br/

Lei de Incentivo à Cultura
Orientar artistas, agentes culturais, produtores e demais militantes da cultura alagoana sobre o uso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei nº 5656) é o objetivo do seminário que será realizado na próxima terça-feira (18), no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em Maceió. A atividade está prevista para acontecer das 9h às 13h. Para participar é necessário se inscrever junto à FMAC. Inscrições e informações: (82) 3315-3416.

BAHIA

Seleção de materiais para a WOMEX
A Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia, de 10 a 20 de outubro, irão realizar a seleção de material promocional a serem distribuídos na Feira Internacional de World Music – WOMEX, em Copenhague, Dinamarca, de 26 a 30 de outubro. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou via postal mediante o preenchimento documento de requerimento. Clique aqui e saiba mais informações.

Jovens Multiplicadores de Cultura
As inscrições para o edital Jovens Multiplicadores de Cultura foram prorrogadas para o dia 28 de outubro em virtude da paralisação dos Correios. O edital prevê a seleção de 440 bolsistas, jovens entre 16 e 29 anos, para atuar nos Pontos de Cultura da Bahia, localizados em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Salvador e/ou da zona rural do Estado da Bahia. Clique aqui e saiba mais informações.

CEARÁ

Tesouros Vivos da Cultura
As inscrições no edital Tesouros Vivos da Cultura/Mestres da Cultura 2011 estão abertas até 26 de outubro. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará e reconhece pessoas com conhecimentos ou técnicas necessárias para produção e preservação da cultura tradicional popular. Ao todo, estão sendo disponibilizados dois registros de grupos e um registro de coletividade no Livro de Registros dos Tesouros da Cultura. Clique
aqui.

Festival do Teatro de Fortaleza
A sétima edição do Festival de Teatro de Fortaleza está sendo realizado até o dia 16 de outubro. Neste ano, o evento segue o tema A Cidade como Palco, a partir da programação de espetáculos, seminários, oficinas, shows e ações formativas. O Festival de Teatro de Fortaleza é aberto ao público e acontece no Theatro José de Alencar, Teatro Sesc Emiliano Queiroz, Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim, no Centro Cultural Banco do Nordeste e no CUCA Che Guevara, além das praças do Ferreira, José Alencar, do BNB e Passeio Público. Acesse: www.festivaldeteatrofortaleza.com

MARANHÃO

Festival de Teatro Estudantil
Até 21 de outubro, escolas do estado podem se inscrever no XV Festival de Teatro Estudantil. O evento é aberto aos alunos das redes públicas e privadas e acontece de 07 a 11 de novembro, nos teatros João do Vale e Arthur Azevedo. Nesta edição, a Mostra não terá caráter competitivo. O regulamento e as inscrições no Festival estão disponíveis na secretaria do Centro de Artes Cênicas do Maranhão, localizado na Rua de Santo Antônio, 161, Centro, São Luís, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30. Mais informações aqui ou através do número (98) 3218-9948.

PARAÍBA

Plano Nacional de Cultura
Apresentar as metas do Plano Nacional de Cultura. Este é a finalidade do encontro que acontecerá em Campina Grande (PB), na próxima quarta-feira (19), com o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), Américo Córdula. A atividade terá início às 9h, no auditório do Sebrae, e contará ainda com a participação do chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima, e do secretário de Cultura da Paraíba, Chico César. A conversa é voltada para gestores, públicos e privados, agentes culturais e profissionais da área. Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações: (83) 3218-4167.

Teia Paraíba 2011
A rede paraibana de Pontos de Cultura se reúne na cidade de Areias, no período de 20 a 23 de outubro, para a Teia Paraíba 2011. A programação é diversificada, contando com palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exibições audiovisuais e debates político-culturais. O chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima, marca presença na abertura do evento, que acontecerá na próxima quinta-feira (20), às 20h, no Teatro Minerva. Para saber mais: http://www.teiapb.com.


PERNAMBUCO

Janeiro de Grande Espetáculos
Estão abertas, até 30 de outubro, as inscrições para o 18º Janeiro de Grandes Espetáculos, realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe). O evento está organizado em mostras competitiva e não-competitiva. Mais informações: www.janeirodegrandesespetaculos.com

Festival de Circo do Brasil
O Festival de Circo do Brasil, que acontecerá de 12 a 23 de outubro, está em sua sétima edição. Este ano o evento traz como tema “Muito mais do que você imagina”, explorando a diversificação da arte circense que vai além das técnicas tradicionais do circo, e aproximando-se de outras linguagens e expressões. O Festival irá reunir grupos de cinco países que irão se apresentar na Torre Malakoff e no Cinema São Luiz. Para mais informações acesse: www.festivaldecircodobrasil.com.br

PIAUÍ

Oficinas no Festival de Dança de Teresina

Estão abertas as inscrições para oficinas de balé clássico, jazz e concepção coreográfica oferecidos pelo 15º Festival de Dança de Teresina. As aulas serão ministradas de 20 a 23 de outubro, no Theatro 4 de Setembro. Para cada oficina estão oferecidas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, na sede da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, localizada na Rua Félix Pacheco, 1430, das 8h às 13h. As taxas custam R$ 30 para uma modaldiade e R$ 50 para duas duas. Saiba mais aqui.


RIO GRANDE DO NORTE

Curso de Balé Clássico
A Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EdTAM) está com inscrições abertas paras o curso Balé Clássico 2012 até o dia 31 de outubro. A iniciativa é aberta a crianças, a partir dos seis anos, adolescentes e adultos. A inscrição custa R$ 5 e pode ser feita na sede da EdTAM, localizada na Rua Chile, 106, Ribeira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. O início das aulas está programado para o mês de fevereiro do próximo ano. Mais informações: (84) 3232-9726.


SERGIPE

Diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade
O diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido à Praça São Francisco, localizada na cidade histórica de São Cristóvão, será exposto na Praça do Museu Histórico de Sergipe. O documento foi entregue no dia 08 de junho pela ministra da Cultura Ana de Hollanda ao governador Marcelo Déda. Além da versão original, exibida na Praça do Museu Histórico de Sergipe, serão realizadas mostras de cinco réplicas em diferentes locais de Sergipe. Saiba mais aqui.

Editais

- Programa Histórias que Ficam, inscrições até 13 de outubro de 2011;
- Festival Internacinal de Stop Motion do Brasil, inscrições abertas até 17 de outubro de 2011
- Prêmio ODM Brasil, inscrições até 31 de outubro de 2011;
- Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, inscrições até 03 de novembro de 2011;
- Prêmio de Dança Klauss Vianna, inscrições até 03 de novembro de 2011;
- PNPI 2011 – Mapeamento e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, inscrições até 03 de novembro de 2011;
- Festival Universitário de Cinema da Bahia, inscrições abertas até 07 de novembro de 2011;
- Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, inscrições até 11 de novembro de 2011;
- Modernização de Museu, inscrições até 13 de novembro de 2011;
- FestFilmes - Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro - inscrições até 31 de dezembro de 2011.
- Sony World Photography, inscrições até 04 de janeiro de 2012.


Expediente RRNE/MinC:

Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Chefe da Representação: Fábio Lima
Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Recife – Pernambuco – CEP 50030-170
Tel: (81) 3117.8430
nordeste@cultura.gov.br

Atendimento para Lei Rouanet na sede da RRNE MinC, ou pelos emails:
Andréa Pereira: andrea.lima@cultura.gov.br | (81) 3117.8434
Sonia Maria: sonia.maria@cultura.gov.br | (81) 3117.8437
Jorge Edson Garcia: jorge.garcia@cultura.gov.br | (81) 3117.8443

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA