A POETISA GLÓRIA BRANDÃO PARABENIZA ITABUNA NO SEU CENTENÁRIO


Parabéns Itabuna!
Glória Brandão

Parabéns pelos cem anos de vida!
Itabuna, terra que tem estória
Chão de gente alegre e gente sofrida
Mãe de filhos que lutam pela vitória.

Itabuna, Firmino Alves te idealizou
Muitos pedidos para sua elevação
Vitória! De Ilhéus te desmembrou
E não tardou a tua emancipação.

Hoje tu tens estória e história
Teu cacau já não brilha como ouro
Mas, teus filhos, todos, fazem a tua glória
Solo de lutas, bravuras e cultura – Belo Tesouro!

Todos os dias eu te oferto o meu lenço de poesia
Porque teus olhos choram pranto de dor
Lagrimas de mãe, lagrimas de filhos – falta alegria
E a poetisa enfeita teus olhos com versos de amor.

Mas, derrama seus versos tristes que descem a ladeira
E no caminho tornam-se lágrimas, vira pranto
E vão juntar-se as águas caudalosas do Rio Cachoeira
Rio das alvas garças, das verdes baronesas – tênue é o encanto.

Ofereço-te aqui os meus versos com felicidade
Parabéns pelos teus cem anos! Brindemos as tuas GLÓRIAS!
Ergo a minha taça: Tim, tim! Você é a minha cidade!
Itabuna, terra amada, você terá novas VITÓRIAS!

*************************************************************************
RIO CACHOEIRA
Glória Brandão

Não conheci o Rio Cachoeira
No seu frescor cristalino
Quando para essa terra cheguei
Já o encontrei bem maltratado.

A cidade foi crescendo...
O rio foi adoecendo...
Hoje, no seu leito corre dejetos e poluição
Um dia, o homem há de reverter essa situação.

Não sou Cecília Meireles...
Mas, também tenho as minhas janelas
De onde posso olhar o rio com felicidade e pesar
Ouço soluços do Cachoeira e os versos vem...

Irado, depois de tempestades, fétido e seco na estiagem
Visitado por alvas garças e verdes baronesas
Rio Cachoeira, de todas as minhas janelas te vejo
Em verso e prosa te lamento e te contemplo sempre.

*************************************************************************

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA