Daniel Thame lança “Vassoura” em Ilhéus
O jornalista Daniel Thame lança no próximo dia 2 de junho, no Teatro Municipal de Ilhéus, o livro “Vassoura”, uma série de contos e crônicas que tem como tema a vassoura-de-bruxa, doença que destroçou a economia da Região Cacaueira da Bahia, a partir de sua disseminação no início da década de 90 do século passado. Trata-se de uma obra de ficção, em que a abordagem foca as tragédias pessoais provocadas pelo fungo, cujo poder de destruição se mostrou letal, e em poucos anos fez cair em quase 90% a produção de cacau e reduziu fortunas a pó.

“A despeito do impacto negativo que provocou na vida de milhares de pessoas, enquanto literatura o tema é fascinante e foi isso que o procurei fazer”, afirma o jornalista. Ele ressalta ainda que “o que a princípio remete a um livro pessimista, é na verdade uma peça de otimismo, que começa no apocalipse final e termina no gênesis do (re)início dos tempos”.

“Vassoura”, editado pela Via Litterarum, possui 23 textos em que o autor conta episódios focando dramas pontuais da transição de uma região que perdeu sua referência econômica, fazendo uma analogia com fatos, personagens e/ou cenários bíblicos.

Responsável pela revisão da obra, o presidente da Câmara Baiana do Livro, Aurélio Schommer, destaca que “os personagens são reais, as histórias são verossímeis, num texto sem floreios, em micro contos diretos, claros, objetivos, sem deixar de passar emoção, dramaticidade, com soluções de final muito boas”. Para Schommer, “na atual literatura baiana, é difícil encontrar a qualidade que Daniel Thame apresenta neste livro”.

O livro “Vassoura” será vendido por 15 reais e pode ser adquirido através do site vialiterarum.com.br ou dos telefones (73) 3212-6034 ou (73) 9981-7482.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA