livro de memória resgata história do futebol amador de Itabuna

Itabuna ganhará dois importantes documentários sobre a história do futebol amador do município: o livro “O Velho Campo da Desportiva”, e o documentário “Saudosa Desportiva, Gloriosa Seleção”, de Adrian Gleycer e Roberta Martins, numa iniciativa da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

Eles vão ser lançados no próximo dia 22, a partir das 19 horas no Centro de Cultura Adonias Filho, como parte das comemorações do Centenário de Itabuna, que acontece no dia 28 de julho.
O documentário busca resgatar a memória do futebol amador itabunense em seu tempo glorioso, enquanto o livro, com prefácio da jornalista e escritora Clara Arreguy, é uma publicação da LGE Editora de Brasília.
O presidente da fundação, Cyro de Mattos, adianta que o Velho Campo da Desportiva será distribuído gratuitamente aos atletas e desportistas que viveram aquela época do futebol amador de Itabuna, durante o coquetel de lançamento.

Cyro disse que essa é uma maneira de Itabuna retribuir aos ex-atletas as alegrias que o futebol amador proporcionou aos fieis torcedores no campo da antiga Desportiva. Ele informou, ainda, que a distribuição gratuita foi o resultado de uma negociação com o seu editor Antonio Navarro, para que seus direitos autorais fossem pagos com exemplares que serão doados aos atletas e esportistas da famosa seleção amadora hexacampeã do intermunicipal, que segundo ele, até hoje se constitui um fato inédito no mundo.

Com relação ao documentário, o diretor da Ficc explicou que é um trabalho de pesquisa bem elaborada, com depoimentos de torcedores como Bilo, Dona Beata, e alguns ex-craques, a exemplo de Fernando Riela, Valdemir Chicão, Luís Carlos, Nininho, além do dirigente Osvaldo Benevides, do árbitro Dionísio Novais e do radialista Orlando Cardoso.
Por: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA