História de Itabuna foi tema do 4º Módulo de Formação da SEC


Discutir a partir dos diferentes olhares sobre a História, Memória e os Espaços de Itabuna, possibilitando uma aproximação entre as pesquisas acadêmico-científicas produzidas sobre a Cidade e sua relação com ensino na Educação Básica. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Educação promoveu, na última terça-feira (8), o 4º Módulo do Programa de Formação Continuada da Área de Ciências Sociais para professores do Ciclo da Adolescência (CAD) e Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Reunidos no campus da FTC, professores e coordenadores pedagógicos participaram de uma ampla discussão sobre o tema “Itabuna: Olhares Sobre a História, Memória e Espaços”. Para facilitar a compreensão dos participantes, a SEC convidou os professores doutores Lourdes Bertol e Odilon Pinto, além do mestre Arleo Barbosa, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A partir do tema “Itabuna: Cem Anos de História – Um Olhar Sobre a Cidade”, a professora Lourdes Bertol abordou aspectos históricos da centenária Itabuna focando, além de seus espaços geográficos, personagens e singularidades que marcaram o desenvolvimento da cidade.
Coube ao professor Arleo Barbosa falar sobre “A História de Itabuna no Contexto Regional”, mostrando a importância da cidade como um dos mais importantes municípios do Estado da Bahia. Encerrando o ciclo de palestras, o professor Odilon Pinto abordou as “Memórias do Rádio em Itabuna – recordando as cartas e canções de Odilon Pinto”.
A assessora da Formação Continuada do Departamento de Educação Básica da SEC, Ana Cristina Guimarães, destacou que o encontro de formação possibilitou aos educadores uma apropriação da pesquisa como instrumento metodológico de ensino sobre a história local, a partir das produções de autores regionais.
Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Pedro Augusto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A verdadeira história do bairro São Caetano

Clube das Histórias

BAIRRO DE FERRADAS COMPLETA 200 ANOS DE EXISTÊNCIA